Geral Internacionais Política

Dia Internacional para a Preservação da Camada do Ozônio destaca recuperação

Este ano, o Dia Internacional para a Preservação da Camada do Ozônio, marcado em 16 de setembro, enfatiza sua recuperação e a redução das alterações climáticas.

A ONU ressalta as conquistas do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio enfatizando o impacto do tratado para a restauração do chamado escudo do planeta e redução das alterações do clima.

Aumento da temperatura global 

Para o secretário-geral, António Guterres, limitar o aumento da temperatura global a 1,5º C ainda é possível se for acelerada a ação climática de forma imediata e drástica.

Uma das referências para alcançar a meta é a Emenda Kigali que promove os benefícios para mitigação da ação climática através da redução progressiva dos hidrofluorocarbonetos, HFC, e melhoria da eficiência no sector da refrigeração.

O Secretariado do Ozônio do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, enfatiza a fragilidade deste escudo de gás que protege a Terra dos danos dos raios ultravioletas com vista a preservar a vida no planeta.

Esforços globais pelo clima

De acordo com as Nações Unidas, a eliminação progressiva do uso de substâncias que destroem a camada de ozônio e sua redução ajudariam a proteger o escudo protetor do planeta muito além da atual geração. 

Outro benefício dessas medidas seria a contribuição significativa para os esforços globais para fazer frente às alterações climáticas e a proteção da saúde humana e dos ecossistemas com a limitação da chegada da radiação ultravioleta à Terra.

Fonte: ONU News – Imagem: NASA

Related Posts