Geral Internacionais Política

Dia Internacional da Juventude pede habilidades para futuro “mais verde”

As Nações Unidas celebram neste 12 de agosto o Dia Internacional da Juventude. A data marca o fim da campanha #JuventudeLidera, com o  Brasil representado pelo jovem líder Daniel Calarco. 

Em seu depoimento, ele explica que busca garantir que a perspectiva da juventude de “favela e periferia” seja incluída no debate global, construindo um futuro sustentável, pacífico e inclusivo.

Habilidades para juventude

“O meu desafio à frente do Observatório Internacional da Juventude é como jovem líder global da ONU, é incluir no debate global as perspectivas e narrativas, as juventudes de favela e periferia, para que a gente possa propor um desenvolvimento que seja sustentável, pacífico e inclusivo.”

Segundo o Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais, a juventude vai ser desafiada por muitos eventos climáticos. 

Tweet URL

Em comparação com uma pessoa nascida em 1960, a geração jovem atual tem 6,8 vezes mais chances de testemunhar uma onda de calor e uma probabilidade de quase três vezes maior de vivenciar problemas com a seca.

De acordo com a ONU, até 2030, 8,4 milhões de empregos serão criados para os jovens no setor de transição. No entanto, 60% não terão as habilidades necessárias para enfrentar o novo cenário.

Em mensagem, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destaca que os jovens estão “clamando por ações audaciosas e aceleradas, solidarizando-se com pessoas vulneráveis e criando soluções para garantir a justiça social, econômica e climática”.

Jovens em Gana usando um aplicativo móvel para buscar consultas sobre fertilidade e saúde do parto
UNICEF – Jovens em Gana usando um aplicativo móvel para buscar consultas sobre fertilidade e saúde do parto

Futuro mais verde e resiliente

O líder da ONU adiciona que eles pedem pela paz e prosperidade para todas as pessoas. Guterres afirma que em seu relatório a juventude, ele apela aos governos para que façam da participação dos jovens a norma, e não a exceção, nas decisões e formações de políticas em todo o mundo.

O chefe da ONU lembra que o tema deste reflete sobre a importância de garantir que a juventude adquira e aplique suas habilidades na economia verde em expansão. 

Para ele, a juventude deve estar equipada com competências e conhecimentos para moldar um futuro mais limpo, mais verde e mais resiliente à mudança global do clima. 

Por isso devem ter acesso desde tecnologias sustentáveis inovadoras e energias renováveis até às revoluções nos sistemas de transporte e na atividade industrial.

Guterres afirma que a humanidade depende da energia, das ideias e das contribuições ilimitadas da juventude de todo o mundo. 

Por isso, ele pede apoio para que a juventude possa construir um mundo justo e sustentável, para as pessoas e para o planeta.

Juventude Lidera

A iniciativa #JuventudeLidera é do Escritório da Enviada do Secretário-geral para a Juventude e foca em mostrar a resiliência, desenvoltura e liderança do grupo quando se trata de criar um mundo melhor para todos.

O escritório apresentou em seus canais digitais de jovens, mostrando as diversas formas em que eles estão contribuindo para o alcance dos ODS.

Fonte: ONU News – Imagem: © UNICEF/UNI416391

Related Posts