DestaquesGeralLocalPolítica

Dia do Piauí: Preparatórios para o Enem ajudaram mais de 60 mil piauienses a ingressarem no ensino superior

São inúmeros os relatos de superação, conquistas e transformação desde 2004 até agora. Dos Cursinhos Populares até o Pré-Enem Seduc, mais de 60 mil piauienses comemoram seu ingresso no Ensino Superior, com o auxílio dessas importantes ferramentas, unidas ao trabalho realizado nas unidades escolares. Keuri Campelo, professora do Pré-Enem Seduc, afirma que nutre um grande sentimento de gratidão pelos programas.

“A Educação, de fato, transforma realidades. Eu participei dos cursinhos populares, no ano de 2010, como aluna. Em 2011, entrei na Universidade Federal para cursar História. Desde 2020 participo do Pré-Enem Seduc como professora. Além de passar conteúdos que são abordados no Enem, meu objetivo também é conscientizar os alunos da própria realidade que estão inseridos, porque realmente a Educação tem o poder de transformar suas histórias de vida”, afirma Keuri.

Entre os idealizadores do projeto, o professor Wellington Soares, hoje à frente da coordenação do Pré-Enem Seduc, relembra as revisões realizadas no Ginásio Verdão. “Implantamos os Cursinhos Populares no primeiro governo de Wellington Dias. Levei esta ideia para ele como um projeto de inclusão universitária, possibilitando que os alunos das escolas públicas realizassem o grande sonho de fazer um curso superior. O governador abraçou a ideia e, hoje, damos continuidade com o Pré-Enem, que já aprovou milhares de alunos e vem sendo copiado por outros estados”, destacou.

Em 2020, com a pandemia da Covid-19, toda a sociedade precisou se adaptar a uma nova realidade, marcada pelo distanciamento social e por uma série de cuidados com a higiene, afetando a comunidade escolar e gerando incertezas para os estudantes que se preparavam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao mesmo tempo em que trouxe situações desafiadoras, a pandemia gerou aprendizados que vêm gerando impacto na vida dos estudantes.

Diante da suspensão de aulas presenciais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu continuidade ao suporte para jovens em preparação para o Enem, alterando o formato do Pré-Enem Seduc para a modalidade live. A estratégia permitiu que, de abril de 2020 a outubro de 2021, fossem realizadas 46 revisões Pré-Enem Live, com transmissão ao vivo das aulas, resultando em mais de 81 mil visualizações. As transmissões são acompanhadas por meio do Canal Educação no Youtube, do Facebook e da TV Antares, no canal 2.1.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, somente no ano de 2021, a Seduc está realizando mais de onze iniciativas. “Temos o Pré-Enem Live, Na Estrada, as Salas de Aula On-line, o Corujão da Vitória, Simulados, Dia E, Comentários Pós-Enem e estão previstos dezenove encontros preparatórios nos meses de outubro e novembro, finalizando a programação para o estudante que irá realizar o Enem, no fim de novembro. São mais de 94 mil inscritos no Piauí, entre estudantes matriculados na rede estadual, federal e particulares, e os nossos conteúdos e ações estão disponíveis para todos”, garantiu o gestor.

A professora Keuri defende que a educação e a sala de aula não se destinam somente a adquirir conteúdos que serão cobrados em um processo seletivo como o Enem, mas são uma forma de socialização, de compartilhamento de afeto e interação.

“Sabemos que o ensino remoto não substitui a sala de aula, mas foi a melhor decisão a ser tomada diante do agravamento da doença desde março de 2020. Com o Pré-Enem Live conseguimos trazer os estudantes para mais perto. É um formato ao vivo, então os estudantes tiram dúvidas na hora, respondem às questões de forma coletiva e interagem com os professores, ou seja, quebra de certa forma a distância que existe na mediação tecnológica”, afirma.

Além das lives para acompanhar as aulas, a equipe do Pré-Enem Seduc irá disponibilizar todo o conteúdo de forma digitalizada no site da Seduc, hotsite do Pré-Enem e pelo WhatsApp, via grupos da Sala de Aula On-line Pré-Enem Seduc, que disponibiliza os materiais semanais elaborados pela equipe e distribuídos de maneira digital.

Aos poucos, com o avanço da vacinação contra o vírus da Covid-19, a Seduc deu início ao Pré-Enem na Estrada, seguindo os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde do Estado. As aulas acontecem em todo o estado do Piauí, com aulas ministradas pelos professores do Canal Educação e material didático gratuito para todos os estudantes piauienses. De janeiro a outubro de 2021, a equipe do Pré-Enem Seduc já realizou 11 revisões em diversos municípios do Piauí, beneficiando mais de mil estudantes, e continuará com as atividades no interior do estado até o mês de novembro.

Ter uma rotina e um cronograma de estudos é essencial para os inscritos no Enem, mas nem todos conseguem ter a disciplina necessária para realizar esta organização. Para auxiliar nesse processo, em 2021, a Seduc criou as Salas de Aula On-line. Nelas, os estudantes têm à disposição diversas estratégias focadas em uma rotina de estudos, com horários definidos, materiais didáticos para consulta e exercícios na prática de atividades. Atualmente, mais de dois mil alunos são atendidos por meio das oito salas com conteúdo de todas as áreas do conhecimento, três salas específicas de Redação e uma biblioteca virtual no telegrama.

A Redação é uma das etapas mais temidas na vida dos estudantes que prestam as provas do Enem, e conseguir tirar nota 1000 é o grande desejo de muitos deles. Com o auxílio das Salas On-line, em 2020, os alunos alcançaram a casa dos 980 pontos e uma média de notas que supera os 800 pontos. Gabriela Nascimento, ex-aluna da Unidade Escolar Maria de Oliveira Rodrigues, em Dom Inocêncio, localizado a 593 km de Teresina, hoje é monitora do Projeto Monitorias de Redação e idealizadora dos Podcasts de Redação para Salas de Aula On-line do Pré-Enem Seduc.

 

 

A jovem de 22 anos foi aprovada no curso de História, na Universidade Estadual do Piauí, e hoje ministra aulas nas escolas públicas, gratuitamente, no município de São Raimundo Nonato, ajudando os alunos a ter êxito em sua nota na Redação.

“Quando comecei a me preparar para o Enem, tinha dificuldade com Redação. Depois de assistir às aulas da professora Patrícia Lima, pelo Canal Educação, e do professor Francisco Rufino, pelo Pré-Enem, costumo falar que quase tudo o que eu sei sobre Redação aprendi com eles. Hoje, sei redigir um bom texto e o preparatório foi essencial para que isso acontecesse”, garante.

Ela afirma ainda que, além de aprender o conteúdo para o Enem, foi incentivada a compartilhar o que sabe com outros estudantes. “O que para mim era complicado, hoje se tornou algo de fácil entendimento. Então, surgiu a ideia de criar um podcast de Redação e a professora Hildalene, que é uma das coordenadoras do Pré-Enem, me motivou a dar o pontapé inicial. Foi ela que também me convidou para ser monitora de redação das Salas de Aula On-line e hoje eu continuo estudando e compartilhando o que eu sei sobre redação com os estudantes que estão se preparando para o Enem”, disse Gabriela.

Para preparar o podcast, Gabriela usa o “Método Projeto de Texto da Professora Patrícia Lima”, que ensina o passo a passo para redigir um texto nota 1.000. Ela explica que o método elaborado pela professora consiste em seguir alguns passos, a partir da análise de textos nota mil divulgados pelo Inep, e que possibilitam a redação de um texto nota máxima. O material é gravado no próprio aparelho celular da estudante e, em seguida, distribuído nos grupos de WhatsApp do Pré-Enem Seduc para os alunos ouvirem.

“Em 2020, a Gabriela Nascimento pediu permissão à Patrícia para trabalhar com esse projeto de texto em seus podcasts. Ela autorizou e foi um grande sucesso. As duas chegaram, inclusive, a realizar uma entrevista no Canal Educação, onde apresentaram o projeto. Com a perda da nossa querida Patrícia, Gabriela agora dá continuidade à ação”, esclarece, Hildalene Pinheiro.

No dia 03 de junho de 2021, Patrícia Lima foi uma das milhares de vítimas levadas pela Covid-19, mas suas ideias permanecem vivas e continuam contribuindo para a aprovação de muitos estudantes que almejam uma vaga no Ensino Superior.

Outro público atendido pelo Pré-Enem Seduc são os reeducandos inscritos para Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2021). Mais de mil detentos estão inscritos nesta última edição, um crescimento de 60,3% em relação ao ano anterior. Até o fim do mês de setembro, a Seduc, em parceria com a Secretaria da Justiça (Sejus), já realizou cinco revisões de preparação para os reeducandos, sendo três voltadas para o Enem PPL e duas para o PRO Encceja, com o objetivo de ampliar as oportunidades de educação para o público.

A prova do Enem PPL possui um grau de dificuldade semelhante ao Enem regular. No Exame, a cada 450 pontos obtidos, o reeducando ganha o direito a 100 dias de remição de pena, uma oportunidade de recomeçar sua história através da Educação.

Jogo do Poder

Fonte: Seduc

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo