Geral Internacionais Política

Comitê da ONU apoia investigação de má conduta contra chefe da Federação Espanhola de Futebol

O Comitê da ONU para a Eliminação da Discriminação contra Mulheres, Cedaw, saudou esta terça-feira a suspensão do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales. 

A medida anunciada pela Federação Internacional de Futebol, Fifa, seguiu-se a um beijo forçado à capitã da seleção espanhola, Jennifer Hermosa, durante a cerimônia de premiação do Campeonato do Mundo Feminino de 2023.

Suspensão de todas as atividades relacionadas ao futebol

A suspensão provisória por 90 dias foi anunciada pelo Comitê Disciplinar da Fifa,  após Rubiales ter agarrado a cabeça da jogadora e a beijado à força na sequência da vitória da Espanha na Copa do Mundo Feminina.

Agências de notícias informaram que, na sequência do ato, ele ameaçou avançar com uma ação legal para se defender depois de Hermoso ter dito que não consentiu o beijo.

Luis Rubiales foi suspenso de “todas as atividades relacionadas ao futebol em nível nacional e internacional”, segundo a Fifa.

Marco significativo no debate sobre a igualdade

O Comitê da ONU expressa apoio a uma investigação judicial sobre a má conduta de Rubiales e alerta que o incidente destacou “como as mulheres, mesmo nos mais altos escalões das suas profissões, podem estar sujeitas a ações inadequadas e abusivas com potencial de consideradas de violência baseada no gênero”. 

A Cedaw enfatiza que como o maior evento desportivo feminino da história, o Campeonato do Mundo Feminino de 2023 foi um marco significativo no debate sobre a igualdade de gênero.

Para o Comitê, a medida punitiva envia um forte sinal sobre a necessidade de um tratamento igualitário de mulheres e homens na vida pública e privada.

Na mensagem que condena ao ato, a Cedaw elogia a Fifa pelos pilares da Estratégia para o Futebol Feminino prevendo Desenvolver e Crescer, Mostrar o Jogo, Comunicar e Comercializar, Governar e Liderar, bem como Educar e Capacitar.

Para a Cedaw, a edição de 2023 é um tributo ao trabalho árduo de muitos membros da Fifa e um testemunho do compromisso dos anfitriões Nova Zelândia e Austrália, bem como de vários outros países com a igualdade de gênero e com as mulheres no desporto.

Fonte: ONU News – Imagem: Fifa

Related Posts