Geral Municipios Política

Comissão do Projeto Caxias Mais 200 abre discussão sobre Plano Diretor, Marco Zero e Patrimônio Histórico

A Comissão do Projeto Caxias Mais 200, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico realizou mais uma reunião, desta vez para tratar sobre o Plano Diretor da cidade de Caxias. O encontro ocorreu no Memorial da Balaiada nessa quarta-feira (4). A comissão foi criada visando a elaboração de projetos voltados para a celebração dos 200 anos da Adesão de Caxias (MA) à Independência do Brasil, em 1º de agosto de 2023 e aos 200 anos de nascimento do Poeta Gonçalves Dias, em 10 de agosto de 2023.

“Estamos fazendo esse trabalho para celebrar esses 200 anos, entregando uma cidade cada vez melhor. Hoje nós tivemos mais um momento, onde falamos sobre o Plano Diretor da Cidade. Foi uma reunião produtiva e com certeza vamos ter outros momentos para continuar aprofundando o que foi discutido e realizar ações concretas a serem executadas nos próximos meses”, destaca Akman Viana, Integrante da Comissão Caxias Mais 200.

A reunião também contou com integrantes da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Instituto Poeta Carvalho Júnior e Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão (ASLEAMA). Também tratou sobre a valorização do Patrimônio Histórico e discussão sobre um estudo para que Caxias descubra o seu Marco Zero. A ideia é envolver o máximo de instituições nos debates que visem a valorização da cidade de Caxias (MA).

“Hoje é a nossa 1ª reunião do ano da Comissão Caxias Mais 200, de pessoas que amam Caxias, que buscam preparar a cidade para os 200 anos de Adesão à Independência do Brasil, que será comemorado no dia 1º de agosto de 2023, e no dia 10 de agosto, os 200 anos do Poeta Gonçalves Dias. A ideia é apresentar nesse dia um novo Plano Diretor. Foi uma discussão maravilhosa sobre o patrimônio histórico, uma roda de conversa que será realizada com os moradores do largo de São Benedito, a fim de fazer algumas ações de importância do patrimônio histórico naquela localidade. A outra discussão foi sobre o Marco Zero de Caxias, que será tratado entre as instituições da cidade. Nós queremos dar a cidade o Marco Zero nos 200 anos da Adesão de Caxias”, frisa Léo Barata, secretario municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Fonte: PMC

Related Posts