Geral Municipios Política

Cojuv percorre estado para mobilizar municípios na realização das conferências de juventude

A equipe da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) realiza precursoras para as conferências municipais de juventude nos territórios do Vale dos Rios Piauí e Itaueira e Vale do Canindé, nesta semana. Nesta segunda-feira (06), técnicos da Cojuv reuniram-se com gestores dos municípios de Arraial, Francisco Aires, Cajazeiras e Floriano. A principal decisão dessas reuniões foi o agendamento das Conferências Municipais: Arraial, Francisco Ayres e Cajazeiras realizam seus eventos na segunda semana de fevereiro de 2022. Em Floriano, no dia 19 de março do ano que vem.

Além da realização da conferência, os gestores de Floriano manifestaram interesse em reativar o Conselho Municipal de Juventude. Os coordenadores da Cojuv dos territórios do Vale dos Rios Piauí e Itaueira e Vale do Canindé, Iago Menor e Aline Lacerda, tiveram reunião com o vice-prefeito, professor Antônio Reis; o secretário de Governo, Bento Viana e diretor de Juventude, Diesllei Breno, para definir os encaminhamentos da conferência. Floriano têm mais de 60 mil habitantes e elegerá 7 delegados para a 4ª Conferência Estadual de Juventude, conforme estabelece o regimento interno que regula as conferências.

Em Arraial, participaram da reunião o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Marcos Real; as técnicas do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Rafaela da Paz e Janaína Mendes; o secretário de Administração, Franklin Alves; a assistente social, Aline Raquel; a coordenadora do programa Bolsa Família, Talita Arruda, além de lideranças juvenis.

Em Francisco Ayres, a equipe dialogou com o secretário de Assistência Social, Gustavo Feitosa Nunes e, em Cajazeiras, em reunião realizada na Casa da Juventude do município, a secretária de Juventude, Esporte e Lazer do município, Santinha Lima, a técnica Francisca Neta e a chefe de gabinete da prefeitura, Ideuvãnia Soares Torres, relataram a importância da realização da Conferência Municipal da Juventude na cidade. Os gestores mostraram interesse em reativar o Conselho Municipal de Juventude e se comprometeram a mobilizar, pelo menos, 100 jovens para a realização da conferência.

“Em todos os municípios contamos com a parceria das respectivas prefeituras que prontamente acolheram a proposta de realização das conferências municipais e se colocaram à disposição para fazer todo o trâmite burocrático necessário para a execução das mesmas para o ano que vem”, disse o gerente e coordenador territorial na mobilização para as conferências, Iago Menor.

Até o momento foram realizadas precursoras nos territórios da Chapada das Mangabeiras e da Planície Litorânea. Ainda nesta semana, outra equipe da Cojuv se desloca ao território do Vale do Guaribas também para realizar esse diálogo inicial. Paralelamente, ocorrem conferências de juventude em Monsenhor Hipólito e São João do Arraial.

Jogo do Poder

Fonte: Ascom Cojuv