Destaques Geral Local Política

Centro de Saúde Lineu Araújo atende e orienta diabéticos para controle da doença

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (Cisla) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) fez nesta sexta-feira, (18), atividade de orientação com os pacientes diabéticos atendidos pelos programas de Atenção ao Diabético de Risco (PADIR) e do Atendimento ao Pé Diabético. A programação faz parte do Dia do Diabético, ocorrida dia 14 deste mês, para chamar a atenção com os cuidados com a saúde e tem como tema nos de 2021 a 2023 “Acesso aos Cuidados da Diabetes”.

Com esses programas, o Lineu Araújo, realizou em outubro passado, 414 atendimentos, sendo 207 em pacientes do PADIR e 267 no programa Pé Diabético com curativos e desfibrilamento (retirada de partes necrosadas). Para ter atendimento pelo programa aos diabéticos é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que faz encaminhamento para o Lineu Araújo.

A endocrinologista Mychelly Duarte Lima, abordou sobre o Tratamento não medicamentosos na diabetes, teve também participação de nutricionista sobre Quantidades e horários na dieta do diabetes e aula prática sobre Desmistificando Atividade Física em Casa.

O diretor do Lineu Araújo, Francisco Cavalcante, destaca a aquisição do aparelho de laserterapia. “Esse aparelho é usado para otimizar os processos de cicatrização das lesões porque é alta a incidência de amputações em pessoas com diabetes”, diz.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, destaca que esses programas são resolutivos para o tratamento. “A equipe multiprofissional com vários especialistas garante que o atendimento seja completo para tratar e acompanhar os pacientes diabéticos”, diz.

A autônoma Francisca Meire Carvalho, 52 anos, é diabética há mais de 20 anos, faz tratamento no Lineu Araújo e a doença está controlada. “Faço minhas consultas e recebo orientação sobre alimentação e atividade física, tomo a medicação corretamente e não tive nenhuma complicação da doença”, diz.

Programa Pé Diabético

O Lineu Araújo possui serviço especializado de acompanhamento dos pacientes com diabetes e com risco de desenvolvimento do “pé diabético”. O serviço é ambulatorial, funciona de segunda a sexta-feira na Ala A. A equipe é composta por técnico em enfermagem, enfermeira estomaterapeuta e médico angiologista.

Programa de Atendimento ao Paciente Diabético de Risco (PADIR).

A coordenadora do PADIR, Ana Maria Carvalho, explica que o atendimento é para os pacientes mais graves com comorbidades e insulinos dependentes tipo 1 e 2. Os pacientes são atendidos por cardiologista, endócrino, oftalmologista, angiologista e nutricionista.

Fonte: FMS

Related Posts