Destaques Geral Local Política

Cendfol lança o “Se Liga” que visa o combate às drogas nas escolas

O Governo do Estado através da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer do Piauí (Cendfol-PI), lançou nesta segunda-feira (26), no Dia Internacional de Combate às Drogas, o Programa “Se Liga – Prevenção que Transforma, Futuro que Inspira” que terá a participação de crianças e adolescentes de todo o estado. O lançamento aconteceu no colégio Liceu Piauiense, em Teresina, com a participação de alunos e autoridades.

O objetivo principal do programa é levar para as escolas, capacitações, palestras, workshop e material didático sobre a prevenção às drogas e o mal que elas podem causar, orientando os alunos na escolha de uma vida saudável.

O coordenador geral de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos, falou sobre a abrangência do “Se liga” e os eixos que serão contemplados.”A maior parte dos dependentes, reunidos em quase sessenta mil, são jovens entre dezoito e trinta anos. Então, baseado nisso, na discussão que nós tivemos com o governador, entendemos que tínhamos que trabalhar a infância e a adolescência num trabalho de prevenção. Teremos dois eixos onde iremos trabalhar a prevenção, orientação, o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes, dos vínculos familiares de 15 a 21 anos”, definiu Tiago Vasconcelos.

“Nós vamos destacar a lei da prevenção, da promoção à saúde e também a construção de um projeto de vida. Tudo isso vai ser abordado através dos professores da rede estadual de ensino que quem tem capilaridade para levar essa discussão e essa orientação para os jovens que estão em sala de aula”, completou o coordenador.

O secretário estadual de educação, Washington Bandeira, parabenizou a Cendfol pela idealização do projeto. “Queremos aqui parabenizar a Cendfol por essa brilhante ideia do programa que visa justamente retirar os jovens da possibilidade de entrada no mundo das drogas e no mundo da criminalidade. É uma ação pedagógica, educativa, preventiva ao uso de drogas e nada mais natural do que em sala de aula. De modo transversal nas disciplinas, em especial na disciplina de vida, seja através de ações pontuais específicas, como palestras e instruir os nossos alunos, nesse caminho da prevenção ao uso de drogas”, ressaltou o secretário.

O coordenador estadual de Comunicação Social do Governo do Piauí (CCom), Mussoline Guedes esteve na solenidade, representando o governador Rafael Fonteles.”É uma excelente iniciativa do Governo do Estado para direcionar e atender os nossos anseios. É um programa importante pois trata de uma questão muito delicada que é a prevenção às drogas. Nós da comunicação nos sentimos  honrados em participar”, destacou o coordenador.

Para a diretora do Liceu Piauiense, Samara Santiago, o “Se Liga” tem uma grande importância que é prevenir os alunos sobre os malefícios das drogas.”Esse programa tem uma grande importância, primeiro, porque você consegue formar um cidadão que é consciente e que vai dizer não às grandes possibilidades que nós vivemos hoje. Se você perceber os jovens hoje, eles são vulneráveis a muitas situações sociais, que nós temos de formá-los e informá-los das grandes desvantagens que têm entrar nesse mundo que não é tão bom para eles. Então, é de fundamental importância que a gente tenha hoje a educação como direito do combate às drogas”, disse a diretora.

O programa é norteado pelo Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (2022) que define a Prevenção às drogas em três níveis: Primário ou Universal, Secundário e Terciário. Tratando-se do uso/abuso de crack, álcool e outras drogas, muitos e variados são os fatores que causam os problemas. Desta forma, pretende-se organizar necessárias ações conjuntas desenvolvidas pelas diversas políticas públicas presentes no Estado, dirigidas para esse público-alvo, implicando a reflexão sobre seus comportamentos e sobre suas opções de vida, buscando também identificar os caminhos para uma vida social mais saudável, tudo isso através de palestras, rodas de conversas e materiais gráficos e audiovisuais.

Fonte: Seduc, Cendfol

Related Posts