Geral Municipios Política

Caxias (MA) recebe nebulização no Centro contra Dengue, Chikungunya e Zika Vírus

A Campanha de Nebulização contra o Aedes Aegypti, realizada pela Prefeitura de Caxias em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, continua acontecendo nos bairros do município. A iniciativa faz parte das ações de combate às arboviroses, desenvolvidas pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Caxias e Gerência Regional de Saúde.

O objetivo da nebulização é diminuir os focos do mosquito que possa ter o vírus e consequentemente diminuir os índices de casos de pessoas contaminadas com Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. As ações vão acontecer durante 15 dias, em 13 bairros da cidade de Caxias (MA). Nesse domingo (12), os trabalhos foram concentrados no Centro da cidade.

O coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Natanael Pereira, ressaltou o trabalho desenvolvido pela unidade nos primeiros dias da ação. “Estivemos em todas as ruas do Centro aplicando o novo produto, denominado de Cielo UVL, para a eliminação do vetor transmissor das arboviroses em nossa cidade. Fico lisonjeado quando somos parabenizados pelos trabalhos realizados de proteção à população”, agradeceu.

Natanael Pereira, também falou sobre a estratégia realizada em ruas de difícil acesso. “Estamos desenvolvendo a atividade com uma bomba costal em ruas onde não é possível o acesso de veículos. Fazemos essa parte, e posteriormente o carro passa pelo quarteirão, completando o serviço que estamos executando”, explicou o coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Além da atividade de nebulização, o município também desenvolve mutirões de visitas domiciliares de agentes de combate às endemias nos bairros que tiveram maior registro de casos de arboviroses. Os profissionais realizam vistorias em quintais e terrenos baldios, fazendo a eliminação de  criadouros do mosquito.

Também são desenvolvidas ações de educação em saúde, onde os profissionais da UVZ alertam e pedem a colaboração da população para a eliminação de criadouros dentro das residências.

Fonte: PMC

Related Posts