Geral Municipios Política

Carreta da Mulher Maranhense realiza 150 exames de mamografia e aproximadamente 3 mil atendimentos

Em Caxias, a Campanha Outubro Rosa foi marcada por diversos atendimentos de saúde, beleza e sociais, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros espaços. Nos dias 28, 29 e 30, esteve no município a Carreta da Mulher Maranhense, que ficou localizada na Praça do Pantheon e prestou atendimentos, ampliando o número de mulheres caxienses contempladas com os serviços.

A Carreta da Mulher Maranhense ofertou mamografia, exames preventivos, teste de glicemia, teste rápidos, entre outros. Foram realizados aproximadamente 3 mil atendimentos em diversas áreas.

Andreia Almeida, coordenadora da Saúde da Mulher, destacou a grande procura pelos exames preventivos. “Assim que iniciou o mês de outubro, nós ficamos surpresos com a quantidade de mulheres aproveitando os serviços ofertados, esses serviços já são oferecidos pelo município durante o ano, mas esse é um mês alusivo. Nós estamos encerrando com chave de ouro, muitas mulheres usufruindo dos serviços de saúde, mas também de beleza”, conta.

“Nós fazemos uma avaliação muito boa, trabalhamos o mês todo e conseguimos essa meta com muito esforço, em parceria com o Governo do Estado que trouxe a Carreta da Mulher Maranhense”, disse Elisa Torres, secretária adjunta de Políticas para as Mulheres.

“Em Caxias foram feitas 150 mamografias, é um exame mais demorado, que leva de 10 a 15 minutos, dependendo da mulher, e as vezes é necessário repetir o exame. A mamografia é feita em mulheres acima de 50 anos, de 35 a 49 anos são feitas com requisição médica e abaixo de 35 anos com requisição e laudo”, detalhou Elis Cabral, coordenadora da Carreta da Mulher Maranhense.

Para a usuária, Regina Celia, a mulher precisa estar atenta aos exames preventivos. “É muito importante porque é uma prevenção e a mulher precisa estar sempre atenta e se cuidando. A mulher tem que fazer os exames pelo menos uma vez por ano porque é muito importante para a saúde”, frisou.

“O exame é para prevenir, descobrir qualquer problema no início e fazer o tratamento. Se todas as mulheres fizessem isso, diminuiria muito as mortes de mulheres por conta do câncer de mama”, destacou Carmem Lucia.

Fonte: PMC