Geral Municipios Política

Caos vai instalar no transporte público de Timon pela falta de ação da prefeita Dinair Veloso, alerta deputado Rafael

O deputado estadual Rafael, do PSB, subiu novamente à tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quarta-feira, 25, para alertar sobre o caos que deve se instalar na cidade de Timon (MA), a partir de deste final de semana, no transporte público do município, já que a empresa que opera o sistema – a Timon City – vai encerrar suas atividades nesta sexta-feira, 27, uma vez que a prefeita Dinair Veloso se nega a conversar com os empresários para chegar a um acordo sobre subsídios.

“A cidade tem aproximadamente 200 mil habitantes e conta somente com uma empresa de transporte coletivo, que sofre constantes reajustes no seu custo operacional. E a prefeitura, mais uma vez, finge que não é com ela”, já dizia o deputado na terça-feira, 24.

“A única pessoa que pode resolver hoje o caos do transporte coletivo de Timon é a prefeita. Mas a prefeitura insiste em não dialogar com a empresa, que vai encerrar suas atividades na sexta-feira, e continuar com um cadastro de transporte de passeio, pra prejudicar a população. A passagem da Timon City é de 3 reais; as vans vão cobrar 5 reais. E como esses carros vão conseguir transportar idosos e deficientes (que têm direito à gratuidade) sem o subsídio?”, indagou o deputado Rafael.

O parlamentar lembrou de iniciativas suas no sentido de amenizar a questão do transporte público da cidade de Timon como deputado. Ele destacou projeto de sua autoria que reduziu, a partir de 2016, alíquotas do ICMS no óleo diesel – de 18% para 2% – beneficiando diretamente 100 mil usuários do sistema de transporte público de Timon na época.

“Mas a prioridade agora do governo é pegar o dinheiro da prefeitura e transformar em cabide de emprego de vereador e aliados. Está aí a solução: demita esse pessoal e pague o subsídio do transporte público”, aconselhou o deputado. “O Ministério Público diz que a senhora (prefeita Dinair) tem quase 63% do orçamento da prefeitura para pagar funcionários, a exemplo de familiares de vereadores”, disse Rafael.

O deputado apontou alternativas que podem solucionar o problema do transporte público da cidade, destacando, por exemplo, que a prefeita pode assinar um decreto orçamentário para até o final deste ano e prevê esses recursos para 2024 no próprio orçamento municipal. Disse também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de sancionar a lei de compensação das perdas de ICMS para estados e municípios, e esses recursos podem ser utilizados para solucionar o problema instalado na cidade de Timon.

“A gente sabe que a senhora é conduzida, mas nesse caso, a senhora tem que resolver, não adianta terceirizar responsabilidades. Infelizmente, até o momento, não tem uma declaração da prefeita, não sei se não estão deixando ela nem falar, e quem vai pagar o preço é a população de Timon”, criticou o parlamentar.

“É a prefeita Dinair Veloso que tem que resolver, que tem o poder, que tem a caneta, a chave do cofre, pra poder resolver. Agora, não adianta abrir o cofre da prefeitura pra pagar aliados, pra pagar famílias de vereadores e deixar o povo padecendo nas ruas à espera do transporte coletivo”, encerrou o deputado Rafael.

Veja o discurso do deputado na tribuna

Related Posts