Geral Internacionais Política

Biden descarta enviar à Ucrânia sistemas de foguetes com capacidade de atingir a Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou hoje que não enviará à Ucrânia sistemas de lançamento de foguetes de longo alcance (MLRS) que possam atingir alvos em território russo, apesar dos pedidos reiterados de Kiev por este tipo de armamento.

“Não vamos enviar à Ucrânia sistemas de foguetes que possam atacar a Rússia”, disse Biden a repórteres.

Entrando em seu quarto mês de guerra, as forças russas avançam na região leste de Luhansk e bombardearam implacavelmente a cidade industrial de Severodonetsk, onde os combates acontecem nos arredores.

Em uma videoconferência no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça) na última semana, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que a falta de “unidade” ocidental prejudica a Ucrânia, que “precisa do apoio de uma Europa unida”.

Zelensky renovou seu pedido de armas pesadas a seus aliados, alegando que os bilhões de dólares já entregues eram insuficientes para equilibrar o poderio militar russo.

“Unidade é sobre armas. Minha pergunta é: existe unidade na prática? Eu não vejo isso. Nossa grande vantagem sobre a Rússia seria estar verdadeiramente unidos”, disse Zelensky.

Fonte: AFP

Related Posts