Destaques Geral Municipios Política

Autorizado processo de licitação para reforma do Aeroporto de Bom Jesus

O Governo do Piauí vai realizar licitação para a reforma do Aeroporto de Bom Jesus, na região Sul do Estado. O Ministério da Infraestrutura já deu autorização para a efetivação do processo licitatório e assegurou investimentos da ordem de R$ 17,2 milhões, de um total de R$ 28 milhões, dos quais quase 23% são de contrapartida do Tesouro Estadual.

Os recursos do Governo Federal são do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) e vão possibilitar a completa reconstrução do aeroporto. O edital de licitação será publicado pelo Governo do Piauí e o cronograma prevê a conclusão da primeira etapa da obra no prazo de 18 meses após a ordem de serviço. A primeira etapa da licitação consiste na realização de obras básicas de infraestrutura.

Entre as melhorias previstas para o Aeroporto de Bom Jesus estão a reconstrução e ampliação da pista de pouso e decolagem, que passará a ter 1.200 por 30 metros, incluindo área de manobra e segurança nas cabeceiras (RESA). O aeroporto terá um novo pátio de aeronaves e taxiway; implantação de cerca operacional/patrimonial, além da construção de novo Terminal de Passageiros, com 682 metros quadrados e estacionamento para veículos.

O projeto também contempla a instalação de equipamentos de navegação aérea que vão permitir a operação visual diurna e noturna de voos.

Redação