Geral Local Política

Arsete participa de coleta de amostras de esgoto com os alunos do IFPI

Nesta segunda (9), a Prefeitura de Teresina esteve presente em uma atividade educacional na área de saneamento provida pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (ARSETE) visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Alegria, na zona Sul da capital. No local, a professora Bruna Iwata e um aluno fizeram a coleta de amostras de esgoto na Estação. No ano passado, a Agência e o instituto firmaram o acordo de Cooperação Técnica de n⁰ 001/2022 para trazer mais segurança ao trabalho fiscalizatório.

O objetivo da coleta é levar o material ao laboratório do IFPI, que realiza as contraprovas aos resultados apresentados mensalmente pela Águas de Teresina, prestadora de serviços na capital. O trabalho conjunto reforça a análise dos parâmetros de qualidade do sistema de esgotamento sanitário da região.

A ação faz parte do cronograma da Agência para acompanhamento do tratamento e destinação dos efluentes na cidade. Para o mês de outubro, estão previstas visitas às ETEs Pirajá e Leste.

“Assim como coletar, tratar o esgoto faz parte dos serviços de saneamento básico e é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar da população. Daí a importância de se atestar a eficácia desse processo por meio de análises laboratoriais, para garantir que o esgoto não chegue à natureza carregando substâncias poluidoras”, pontua Pedro Henrique, analista de Regulação da ARSETE.

 

Fonte: Arsete

Related Posts