Destaques Geral Local Política

Arsete e IFPI se reúnem para fortalecer o monitoramento do saneamento na capital

Nesta semana, a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (ARSETE) se reuniu com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) para alinhamento de ações do Acordo de Cooperação Técnica, firmado em 2022. O objetivo da Prefeitura com a parceria é fortalecer a análise do esgotamento sanitário da capital.

De acordo com o professor do IFPI, Weslley Batista, a expectativa dos resultados com essa união é muito positiva. “O foco principal é fazer o monitoramento dos efluentes despejados nos cursos d’água da cidade, que são os rios Poti e Parnaíba, como contraprova aos resultados apresentados pela Águas de Teresina”, afirma.

A prestadora encaminha relatórios mensais à ARSETE com dados das coletas de amostras das estações de tratamento de esgoto do município. No âmbito da parceria, o Instituto faz a análise laboratorial do material e a equipe técnica da Agência avalia a conformidade dos resultados. No mês de novembro, foram visitadas as ETEs Tancredo Neves e Alegria, dando continuidade ao cronograma de fiscalização firmado no convênio.

A regulação e a fiscalização do saneamento básico são medidas que garantem melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças e diminuindo o impacto ambiental do descarte de efluentes na natureza.

Fonte: Arsete

Related Posts