Geral Local Municipios Política

ADH executa programa habitacional que beneficia famílias pobres e de extrema pobreza

Com a finalidade de proporcionar às famílias em situação de extrema pobreza ou de pobreza, meios para melhoria e construção habitacional, o Programa Moradia Para Todos II, executado pela Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), já alcançou treze municípios do Piauí.  
Os municípios contemplados foram: Piripiri, Monsenhor Gil, Teresina, Santa Luz, São João da Varjota, Conceição de Canindé, Campo Largo, Matias Olímpio, Hugo Napoleão, Amarante, Paes Landim, Boqueirão e Boa Hora.
Os primeiros créditos financeiros liberados foram para as comunidades quilombolas, considerado projeto piloto do programa. Em Piripiri, a Comunidade Quilombola Marinheiro concluiu as obras de melhoria habitacional de dez casas e o trabalho continua nas localidades de Sussuarana e Vaquejador.  
Já as famílias das comunidades quilombolas Mimbó e Periperi, de Amarante, estão animadas com o avanço das obras de melhoria de suas casas. “O material de construção já chegou nas localidades e o trabalho foi iniciado rapidamente. Queremos a melhoria de nossas casas, esse é o nosso sonho, que está sendo realizado pelo Governo do Estado”, afirma Marta Paixão, do Quilombo Mimbó.
De acordo com as diretrizes do Programa Moradia Para Todos II, pessoas com deficiência, idosos, mulheres chefe de família e beneficiários de programa de segurança alimentar ou de transferência de renda possuem prioridade no acesso aos recursos.
“A ADH utiliza equipe multiprofissional para o desenvolvimento de todas as etapas previstas no projeto, sendo o serviço social, a engenharia e o operacional, os responsáveis diretos pelo sucesso do programa”, explica a diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso.
Ela ainda destaca que o programa está fortalecendo a economia local, uma vez que a compra do material de construção e a contratação de pedreiros acontece no município, gerando emprego e renda.
Ainda sobre a compra do material, as famílias são orientadas sobre a qualidade do produto, melhor preço, condições de pagamento e contratação de mão de obra qualificada. “As famílias recebem todas as orientações de como conduzir o processo, conforme critérios estabelecidos pelo Programa Moradia Para Todos, instituído pela Lei nº 7.953, de outubro de 2021”, finaliza o diretor-técnico da ADH, Henrique Santiago.
Fonte: ADH

Related Posts