A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), vai garantir aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Teresina, além da formação básica, cursos técnicos. O Programa EJA Integrada à Educação Profissional e Tecnológica, uma parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), vai assegurar essa formação.
Uma reunião nesta terça-feira (10) com técnicos da Semec e da UFPI definiu os detalhes do programa, que prevê a oferta de 390 vagas distribuídas em 5 cursos do eixo de Recursos Naturais e do eixo Saúde e Ambiente. As aulas estão previstas para iniciarem no mês de março.
“A educação profissional alinhada à EJA é uma das metas do Plano Municipal de Educação e a gente vem fazendo um esforço para implementar e garantir essa educação de qualidade. Já fizemos parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), que vai ofertar 35 vagas de cursos técnicos ainda este ano, e agora a UFPI se junta a nós neste mesmo propósito”, afirma o coordenador da Educação de Jovens e Adultos da Semec, Francisco Rodrigues.
A coordenadora do Programa EJA Integrada à Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Cristiane Lopes, explica como será a parceria. “A Semec oferta a educação básica e a UFPI entra com os cursos profissionalizantes. Os professores da EJA passarão por uma capacitação e posteriormente as aulas terão início. Os cursos variam de 160 a 270 horas e acontecem na própria unidade de ensino onde o estudante estuda”.
Os cursos são: Agente de higiene e embelezamento animal, com carga horária de 160 horas; Horticultor orgânico (180 horas); Operador de sistema de irrigação (160 horas); Operador de processamento de frutas e hortaliças (270 horas); e Piscicultor, com carga horária se 200 horas.
“É determinação do nosso prefeito Dr Pessoa e do nosso secretário Nouga Cardoso a melhoria contínua da educação municipal de Teresina, desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos. Essa parceria com a UFPI é de grande importância e vai possibilitar cursos técnicos de qualidade para os alunos da EJA”, conclui o secretário executivo de Ensino da Seec, Reinaldo Ximenes.
Fonte: Semec