A última pesquisa Datafolha mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente com folga entre os eleitores mais pobres, enquanto Jair Bolsonaro (PL) continua liderando entre os mais ricos na corrida pela Presidência.
O primeiro grupo tem uma renda familiar mensal de até dois salários mínimos (valor que é de R$ 1.212 atualmente) e o segundo, de mais de dez. Nesse último segmento, os dois rivais oscilaram negativamente nesta semana.
Na faixa dos que ganham de dois a cinco salários, o presidente segurou sua vantagem numérica, porém continuou em empate técnico. Já na faixa seguinte, de cinco a dez salários, ele se recuperou e voltou a liderar sobre o petista fora da margem de erro.
Ela é de dois pontos percentuais no total no levantamento —que ouviu 2.676 pessoas nesta quinta (8) e sexta-feira (9)—, mas sobe para três pontos nos grupos até cinco salários, sete pontos no grupo de cinco a dez e 11 pontos entre os mais ricos.
No Brasil, 50% do eleitorado ganha até dois salários mínimos, 36%, de dois a cinco, 8%, de cinco a dez, e 3% recebem acima disso, segundo o Datafolha.
Abaixo, veja como os dois estão evoluindo por renda nas respostas estimuladas, ou seja, em que os nomes dos candidatos são lidos ao entrevistado. O número de registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é BR-07422/2022.