Destaques Geral Local Política

Coordenadora da Mulher participa de reunião com o Banco Mundial

A Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, participou da reunião com os representantes do Banco Mundial, Piauí Fomento, SASC, SEPLAN e SINE, nesta sexta-feira (10) para apresentar os projetos desenvolvidos em parceria com as instituições públicas para melhorar o desenvolvimento no Piauí nos índices de vulnerabilidade social para que o Piauí avance socialmente e economicamente.

Participaram também o presidente da Piauí Fomento, Luís Carlos, representantes do Banco Mundial, Rovane Battaglin, Thiago Fulção, Raquel Tsukada, representante da SEPLAN, Maria Rolin, SASC, Maria Clarissa, do SINE, Noelma Amorim, equipe do Piauí Fomento, Carlete Freitas, Evaldo Cunha, Ednaldo Brito.

Durante a reunião, Luís Carlos fez a apresentação das ações desenvolvidas no Estado do Piauí através da Piauí Fomento e destacou que a vinda do Banco Mundial é positiva ao Piauí. “Eles já conhecem a realidade mundial, as dificuldades principalmente do nosso País  e  para que acontece o nosso  crescimento econômico tem que passar pelo desenvolvimento dos pequenos negócios que significa ter uma linha de crédito acessível. Então essa parceria com o Banco Mundial é muito almejado por nós para que possamos avançar no Piauí”, disse.

A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres, junto com a Piauí Fomento, capacitou e lançou uma linha de crédito especifica para as mulheres. Com isso, as mulheres com seus pequenos negócios puderem estruturar e ter uma renda que contribui para o fortalecimento da autonomia econômica ao mesmo tempo enfrentamento à violência contra a mulher.

A Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, pontua que nessa operação do Banco Mundial as políticas para as mulheres estão inclusas no protejo  e nesse primeiro momento está se focando na geração de trabalho, emprego e renda e estamos fazendo uma escuta com a SASC, Agência de Fomento tanto na questão da capacitação e acesso ao crédito para que as mulheres sejam capacitadas e beneficiadas com o crédito de forma a inserir-se no mercado de trabalho. Nesse momento, sabemos que as  mulheres estão sofrendo com o desemprego devido a pandemia e ter o Banco Mundial como parceiro vamos avançar no Piauí, pois eles já têm esse olhar da inclusão social e de  igualdade de gênero que vai contribuir para o avanço das mulheres na economia no Piauí”.

Para os representantes do Banco Mundial, o Piauí já possui um trabalho desenvolvido e o papel agora é melhorar os trabalhos e ampliar para que mais pessoas sejam contempladas. “Estamos aqui tentando buscar maior investimento para população mais vulnerável do Estado. 60% da população do estado está no cadastro único e essa população precisa de crédito e ser atendida pela agência e estamos aqui para buscar uma articulação junto com agência que já faz esse atendimento pensando como podemos fazer para ampliar o atendimento”, disse o representante do Rovane Battaglin Schwengber.

Durante a reunião também foi lançado o protejo “O Meu primeiro Emprego” que irá contemplar mulheres jovens que buscam pela primeira oportunidade de capacitação e formação.

Fonte: CEPM

Related Posts