Geral Local Política

Área de galeria é transformada em jardim na zona Sul

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) continua com iniciativas para impedir o descarte irregular de lixo na capital. Esta semana, o órgão em parceria com a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas da zona Sul (SAAD Sul), concluiu a transformação de uma “boca de lobo” que pega uma galeria no bairro Promorar em um jardim.

As equipes realizaram a limpeza do local que fica numa praça, onde a população jogava lixo e podas de árvores. Em época de chuva, os resíduos entopem a galeria causando alagamentos na região e provocando transtornos graves aos moradores da região.

Outros locais já receberam ações iguais a essa como é o caso da rua 10 de Junho no Promorar, onde um lixão aberto foi transformado em um canteiro de árvores.

“Estamos fazendo essa parceira com a SAAD Sul e a ideia é que isso aconteça em outros locais da cidade, pois o resultado tem sido positivo, temos de imediato um impacto visual e também a própria população ajuda a manter os locais limpos e organizados. Precisamos de ações para coibir essa prática de descarte irregular de lixo”, disse o secretário da Semduh, Edmilson Ferreira.

O local que foi transformado em um jardim fica na rua Ulisses Guimarães, no bairro Promorar, zona Sul de Teresina. Segundo Fabrício Amaral, coordenador de limpeza pública da Semduh, a população tinha o hábito de jogar lixo no local.

“Foi realizado essa transformação no local para impedir que esse descarte irregular de lixo continue acontecendo. Fizemos um trabalho
de conscientização no bairro, colocamos placas com proibição de jogar lixo. Precisamos que a população se conscientize da importância de fazer o descarte de lixo de forma correta”, esclareceu Fabrício.

Quem insiste em jogar lixo em local proibido pode ser multado e o valor varia de R$ 369 a R$ 3.690, dependendo da quantidade, frequência, tipo de material descartado e do impacto ambiental causado.

“A prefeitura faz diariamente a manutenção e limpeza dos espaços, mas a população também pode colaborar”, reforçou o secretário Edmilson Ferreira.

A população pode denunciar, caso flagre alguém colocando lixo em local proibido, ligando para o úmero do Programa Lixo Zero é 86 9.9402-3074.
A denúncia é anônima. Devem ser enviadas informações, fotos ou vídeos do flagrante.

Fonte: Semduh

Related Posts