Os aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) que montaram a ofensiva de ataque ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes escolheram o advogado que assina as ações a dedo.
Eduardo Reis Magalhães, registrado na seccional do Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), é descrito por esses interlocutores como um “bolsonarista raiz”. Além disso, é propositalmente alguém fora do circuito dos chamados advogados de grife, desses que já tem interlocução com ministros de cortes superiores.
Tanto é que alguns dos conselheiros jurídicos de Bolsonaro foram pegos de surpresa e nunca tinham ouvido falar dele. Até o líder do governo, Ricardo Barros (PP), também do Paraná, desconhecia o profissional.
O Painel tentou contato com o advogado, mas ele não retornou as ligações.
Em mais uma ofensiva contra o Poder Judiciário, Bolsonaro apresentou na terça-feira (17) ao STF uma ação sob a alegação de abuso de autoridade de Alexandre de Moraes. O ministro Dias Toffoli negou, por não ver materialidade delitiva. Ato contínuo, Bolsonaro acionou a Procuradoria-Geral da República.
Fonte: Folha de São Paulo