GeralInternacionaisPolítica

Prefeitura de Caxias (MA) realiza encontro para preparar avaliação diagnóstica dos Programas Tempo de Aprender e Brasil na Escola

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMCT) realizou uma reunião sobre a aplicação de Avaliação Diagnóstica de dois programas comandados pela pasta: Tempo de Aprender e Brasil na Escola. Esses programas são inseridos na política Nacional de Alfabetização. O encontro ocorreu no auditório da SEMECT, no Centro de Cultura.

A coordenadora do Programa Tempo de Aprender, Luzenir Ximenes, destacou o que representa a Avaliação Diagnóstica. “A Avaliação esta prevista para acontecer nos dias 19 e 20 de abril por meio de prova. O Programa Tempo de Aprender é destinado principalmente aos alunos da pré-escola e do 1°e 2°Ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, como acontece nas cidades que aderiram ao programa, é o caso de Caxias”, explica.

O Programa Brasil na Escola, tem por objetivo induzir inovações e estratégias para assegurar a permanência de alunos na escola e aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Para Ana Maria Lima, coordenadora do Programa Brasil na Escola, essa é uma oportunidade para explicar como será essa avaliação.

“Nesse momento a avaliação visa perceber como o aluno voltou após a pandemia e saber como está o índice de aprendizagem de cada um, utilizando estratégias que fazem parte dos programas que irão acontecer nas escolas, como também diminuir o índice de evasão escolar”, frisou Ana Lima, coordenadora.

O encontro contou com a participação da coordenadora de Projetos e Programa, Delcy Silva e das coordenadoras Luzenir Ximenes, do Programa Tempo de Aprender e Ana Maria Lima, do Programa Brasil na Escola, além da participação de gestores do campo e sede que estão participando dos programas. A reunião foi destinada a gestoras da zona urbana (Sede) e zona rural (Campo), das escolas que aderiram aos programas, como ressaltou a gestora Dalvanice Leal. “Nesse primeiro momento é o diagnóstico, e depois será alinhada as atividades e atribuições requeridas pelas escolas”, lembrou a gestora.

Segundo a gestora Maria Antônia da U.I.M Coronel Gervásio Costa, a importância dos programas é muito grande para a educação caxiense. “Através dessa avaliação, faremos uma análise estratégica de aprendizagem do aluno”, reforça a gestora.

Delcy Silva, coordenadora de Programas e Projetos/SEMECT, destaca positivamente nesse momento avaliativo. “O encontro foi muito proveitoso e importante, tendo a participação de escolas que aderiram aos dois programas em destaque: Tempo de Aprender e Brasil na Escola. A finalidade é conhecer as atuais dificuldades de cada aluno pela ausência da escola de forma presencial nesses dois últimos anos. E, nesse retorno, queremos conhecer as dificuldades desses alunos nesse momento”, lembra Delcy Silva, coordenadora de Programas e Projetos da SEMECT.

Fonte: PMC

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo