O Serviço de Oftalmologia do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que integra a Fundação Municipal de Saúde (FMS), é considerado como referência em trauma ocular no Piauí e meio norte do Maranhão sendo a única unidade hospitalar da rede pública na região que oferece atendimento 24 horas para casos que exijam assistência imediata.
Atualmente, na Clínica Oftalmológica são realizados cerca de 800 atendimentos ambulatoriais através do SUS. Os números de Novembro representam o recorde de atendimentos desse ano 07% a mais que o realizado no mesmo período em 2020.
A emergência conta oito oftalmologistas com atuação clínica e cirúrgica, com infraestrutura capacitada para atendimentos de urgência, em casos de necessidade de intervenção cirúrgica, o centro cirúrgico do HUT possui equipamentos modernos permitindo procedimentos de alta precisão, especialmente de trauma ocular.
Dados da Unidade de Estatística mostram que a terceira maior causa de entrada no pronto atendimento do HUT é corpo estranho e dor ocular, perdendo apenas para mal súbito e acidentes de trânsito envolvendo motocicletas.
O oftalmologista George Furtado alerta que o acidente mais comum na urgência ocular do HUT é a entrada de corpo estranho na conjuntiva, cerca de 60% dos casos, é preocupante dada à facilidade de prevenção desse tipo de ocorrência. “O uso de óculos de proteção pode diminuir bastante o risco de entrada de corpo estranho no olho. Os óculos são Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) de uso obrigatório em funções que oferecem algum risco para a área dos olhos como soldador, carpinteiro, ou profissões que lidam com produtos químicos e biológicos”, destaca.
Fábio Marcos, diretor geral da unidade, lembra que para Oftalmologia o fluxo de atendimento nesses casos não exige a regulação pré-hospitalar, o paciente pode vir direto ao pronto atendimento do HUT.
Fonte: HUT