Destaques Geral Local Política

Imagens mostram descarte irregular de lixo no Parque Ideal; Prefeitura pede que população faça sua parte

Apesar das inúmeras ações da Prefeitura de Teresina para evitar o descarte irregular de lixo, em algumas regiões da cidade, infelizmente, a população não está colaborando. No Parque Ideal, zona sudeste, pessoas foram flagradas jogando restos de material de construção e podas de árvore em uma calçada na Rua Ferdinand Freitas. Equipes do Lixo Zero, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), estão investigando as imagens para punir os infratores.

“Aqui no Parque Ideal tem moradores enchendo a calçada de lixo. A Prefeitura vem limpar e voltam a sujar novamente. Quando chove, a água sai arrastando o lixo. Fora isso, ainda tem o risco de proliferar a dengue. O pior de tudo, é que quem joga lixo nessa calçada são os próprios moradores das redondezas”, informa a denúncia enviada ao Lixo Zero.

O secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira, enfatiza que a multa para quem descarta lixo em local proibido varia de R$ 369 a R$ 3.690, dependendo da quantidade, frequência, tipo de material descartado e impacto causado ao meio ambiente.

“Não podemos admitir que a situação continue. A Prefeitura está fazendo a parte dela, falta a população fazer sua parte. Esse local da zona sudeste é limpo com frequência e as pessoas voltam a sujar. Já estamos intensificando as fiscalizações e vamos aplicar multas”, afirma o gestor.

O coordenador de Limpeza Pública da SEMDUH, Fabrício Amaral, explica que além das fiscalizações, a Prefeitura tem feito um trabalho constante de conscientização de moradores em todas as regiões da cidade. “Em alguns pontos, temos visto um excelente resultado. As pessoas entenderam que não devem jogar lixo na rua e o ponto continuou limpo, mesmo após vários dias. Mas em outros locais, apesar de termos ido de porta em porta explicar o problema e pedir para não continuarem jogando lixo na rua, não adiantou. Poucos dias após a ação, esses locais voltaram a ficar sujos”, lamenta o coordenador.

Veja abaixo o resultado das ações de conscientização realizadas até o momento:

– Bairro Beira Rio, zona sudeste (29 e 30 de setembro)

Resultado: constatada redução significativa do descarte de resíduos no local

– Bairros Alto Alegre e Vila São Francisco (7 e 8 de outubro), zona norte

Resultado: constatada redução do descarte de lixo somente em alguns pontos da via

– Bairro Promorar (de 13 a 15 de outubro, com plantio de árvores no local), zona sul

Resultado: o descarte irregular de lixo foi zerado no local.

– Bairros Horto, Morada do Sol e Santa Isabel, zona leste (de 20 a 22 de outubro)

Resultado: constatada redução significativa do descarte de resíduos no local

– São Joaquim, Matadouro e Pirajá (de 27 a 29 de outubro), zona norte

Resultado: local continuou sendo alvo do descarte irregular de lixo, especialmente doméstico, apesar da ação da equipe de educação ambiental.

– Avenida Ulisses Guimarães (dia 3 de novembro), zona sul

Resultado: o descarte irregular de lixo foi zerado no local, o que é fundamental para evitar alagamentos no local.

– Bairro Nova Brasília (10 de novembro), zona norte

Resultado: Resultado: constatada redução significativa do descarte de resíduos no local

– Bairro Parque Alvorada, zona norte (11 de novembro)

Resultado: local continuou sendo alvo do descarte irregular de lixo, especialmente doméstico e podas de árvores, apesar da ação da equipe de educação ambiental.

– Mário Covas, zona Sul (18 a 20 de novembro)

Resultado: aguardando o período de uma semana para verificar se o local continuará limpo.

Jogo do Poder

Fonte: Semcom

Related Posts