Geral Municipios Política

Caxias (MA) – Permissionários, funcionários e clientes participam de ação alusiva ao Novembro Azul no Mercado Central

Seguindo com as ações da Campanha Novembro Azul, mês de prevenção e combate ao câncer de próstata, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro ofertou, nessa terça-feira (16), serviços de saúde aos permissionários, servidores e clientes do Mercado Central de Caxias.

Durante a ação, foram oferecidas consultas de enfermagem com solicitação de exames de rotina, aferição de pressão, testes rápidos e distribuição de preservativos. Além de orientações sobre prevenção e informações de sintomas do câncer de próstata e pênis.

Vanessa Palhano, enfermeira da UBS Centro, falou sobre a atividade desenvolvida no Mercado Central. “É uma atividade voltada para os homens, em alusão ao Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata e pênis. Os serviços oferecidos são de verificação da pressão, consulta de enfermagem com solicitação de exames de rotina e PSA para os homens que estão dentro da idade, além de testes rápidos e panfletagem com orientações, quanto aos sinais e sintomas do câncer de pênis”, disse.

Edilene Barbosa, enfermeira, frisou a dificuldade de alcançar o público masculino para a realização de exames e consultas de rotina. “O homem tem uma grande dificuldade de procurar o serviço de saúde, se a gente realiza uma atividade na unidade poucos irão comparecer, mas se a gente vai ao setor onde eles se encontram, fica mais fácil dele chegar até a gente. Nosso objetivo é trazer informações a esse público, que tem grande dificuldade de procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), por isso nós viemos até o Mercado Central, que é um local com muitas pessoas e muitos homens trabalhando”, destacou.

Lana Maria, nutricionista residente, explicou sobre as informações repassadas aos homens durante a atividade. “Falamos sobre a epidemiologia do câncer, tanto o de pênis, quanto o de próstata, que é importante para entender qual a incidência, quantos casos novos temos, que é interessante para sensibilizar as pessoas sobre a importância da prevenção. Nós tratamos também sobre os sinais e sintomas que podem ser causados pelo câncer de próstata, dentre eles a urina mais escura, entre outros. O fator mais importante é a questão da prevenção, do estilo de vida saudável, que é recomendado para todos os tipos de câncer, a realização de exames, como de toque retal e PSA”, conta.

“Nós estamos em parceria com a UBS Centro para trazer o melhor para o Mercado Central, principalmente para os nossos funcionários. É uma parceria muito boa”, destacou Frank Sinatra, diretor do Mercado Central de Caxias.

“Eu peço a todos os homens com idade de 50 anos, ou mais, que vá até um consultório e se previna porque essa doença, quando aparece, já está avançada”, frisou Junior Melo, bombeiro.

Fonte: PMC

Related Posts