O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) é o único na rede pública habilitado pelo Ministério da Saúde na média e alta complexidade da região. Em setembro, a especialidade bateu recorde anual de atendimentos, foram 487 entradas. Entre as principais causas de atendimentos na urgência estão: corpo estranho e dor no ouvido, garganta, boca e nariz.
De janeiro a setembro, o serviço que esse ano passou a ser presencial 24 horas, atendeu 3.899 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), representando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, já as cirurgias de Otorrino realizadas na unidade aumentaram em 50%.
O diretor da unidade hospitalar, Fábio Marcos de Sousa, explica que o aumento no atendimento significa redução significativa da espera de pacientes, já que anteriormente essa especialidade era de sobreaviso. O novo plano de gestão da saúde implantado no início do ano no HUT, viabilizou de forma mais ajustada à demanda, a oferta assistencial e o incremento no crescimento desse serviço.
A assistência do HUT, conta com cerca de oito médicos otorrinolaringologistas e três fonoaudiólogos com atuação clínica e cirúrgica, atendendo todas as faixas etárias 24 horas por demanda espontânea, diferente das demais especialidades o usuário que tiver uma urgência nessa especialidade que envolve o diagnóstico e tratamento das doenças do ouvido, nariz e garganta podem procurar o socorro direto, sem necessidade de encaminhamento.
Fonte: HUT