Geral Municipios Política

Campanha Setembro Amarelo é abraçada por estudantes de enfermagem em Caxias (MA)

Na tarde de terça-feira (28) a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro Universitário (UniFacema), promoveram uma palestra alusiva a Campanha Setembro Amarelo com o tema: “valorização da vida”  na praça de alimentação do Caxias Shopping Center. A ação teve como objetivo levar para a sociedade a discussão sobre os temas de prevenção ao suicídio e valorização da vida.

Ytaciano Bezerra, coordenador do Centro de Atenção Psicossocial AD III, que ministrou a palestra, falou da importância de levar informações sobre a saúde mental. “Nesse mês de setembro nós levantamos a bandeira da saúde mental no topo mais alto, para que nós possamos prevenir esse mal que está no meio de nós, que é o suicídio. Temos os transtornos mentais que levam a pessoa a cometer o suicídio, que são a depressão e a ansiedade, e não podemos deixar que esses transtornos se instalem no nosso meio de forma crônica. No município, temos os tratamentos psiquiátricos e psicológicos, com uma equipe multiprofissional para que a gente possa tratar o paciente, sanar esse mal e assim levantar a bandeira da saúde mental e valorização da vida”, disse.

“Essa campanha é de conscientização e nós como futuros enfermeiros temos muito a ajudar. Tem pessoas que precisam do nosso apoio e acolhimento, essa é uma campanha de grande importância”, frisa Eylane Duarte, estudante de enfermagem.

Francisco Braz, coordenador de enfermagem da UniFacema, ressaltou a importância de falar sobre a valorização da vida. “O curso assume várias responsabilidades sociais durante todo ano, nós não poderíamos deixar de contemplar o Setembro Amarelo, de uma forma especial, não frisando somente a problemática do suicídio, mas olhando sempre para a importância da valorização da vida. Durante todo esse mês, nós trabalhamos atividades alusivas junto à comunidade acadêmica, e agora fazendo o desfecho no final do mês de setembro, junto a nossa sociedade. Escolhemos o espaço do Caxias Shopping para fazer uma abordagem preventiva, tocando no assunto do suicídio, mas também mostrando sempre que a valorização da vida ainda é o ponto mais importante”, contou.

Também na entrada do Shopping Center, estudantes por meio de um mural de palavras, pediram aos clientes do shopping que pudessem deixar uma mensagem sobre a importância da vida e os motivos para continuar a viver.

“Temos essa responsabilidade. Nós trouxemos alguns bloquinhos para que as pessoas  coloquem os motivos que elas têm para viver e também falar o que estão sentindo. Estamos para abraçar a causa e envolver as pessoas”, lembra Cyara Costa, estudante de enfermagem.

“Só o fato de acordar todos os dias, que Deus vive por mim e que me colocou no mundo para um propósito, já é um motivo para estar bem. Eu tenho um filho, ele também é o meu propósito na vida “, destaca Claudete Silva, manicure.

Fonte: PMC

Related Posts