Geral Internacionais Nacionais Política

Biden deixa Brasil de fora e convida Argentina para reunião sobre Clima

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ficou de fora de uma cúpula convocada nesta sexta-feira pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para lidar com mudanças climáticas e preparar a reunião da ONU sobre o tema, em outubro em Glasgow.

Argentina, Bangladesh, Indonésia, Coreia do Sul, México, Grã-Bretanha e União Europeia participaram do encontro, assim como o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres. Além de Bolsonaro, ficaram de fora líderes da China e Rússia. Na agenda do presidente brasileiro nesta sexta-feira, de fato, não há qualquer previsão de eventos internacionais.

Durante o evento, Biden pediu aos líderes mundiais que se unam aos compromissos dos Estados Unidos e da União Europeia para reduzir as emissões de metano.

Em abril, o presidente americano havia convocado também líderes de todo o mundo para tratar do tema, e Bolsonaro foi um dos chamados. No momento em que o brasileiro tomou a palavra, entre os últimos da lista do evento, Biden nem sequer estava na sala para ouvi-lo.

Agora, a opção da Casa Branca foi por reduzir o número de parceiros e chamar apenas o grupo Major Economies Forum.

Um dia antes, a ONU alertou que nem a covid-19 havia reduzido o impacto da sociedade nas mudanças climáticas e que o mundo estava perdendo a luta para cortar as emissões de gases para limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius.

Durante o encontro, Biden pediu que as demais nações aderissem ao pacto dos Estados Unidos e da União Europeiapara reduzir as emissões globais de metano em pelo menos 30% até 2030. “Acreditamos que o objetivo coletivo é ambicioso, mas realista, e pedimos que se juntem a nós para anunciar este compromisso na COP26”, disse Biden.

Durante o encontro, Biden ainda explicou que seu enviado especial John Kerry estava atuando nos bastidores para garantir que, em Glasgow, as economias emergentes também se comprometam com metas ambiciosas.

Jogo do Poder

Fonte: UOL

Related Posts