Destaques Geral Local Política

Banda 16 de Agosto realiza ensaio na Praça do Renascença I

A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) realizou, na tarde desta quinta-feira (29), mais uma ação do projeto “Ensaio na Praça”, que, desta vez, foi realizado com a banda 16 de Agosto, na praça do bairro Renascença I, na zona Sudeste de Teresina.

O projeto acontece uma vez ao mês e tem como objetivo levar cultura para as comunidades periféricas e rurais da capital e aproveitar os espaços abertos e arejados para ser um ambiente para os ensaios das bandas, seguindo todos os protocolos de saúde, segundo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Scheyvan Lima, conta que é importante descentralizar as ações culturais, levando essas atrações para a população nos bairros e localidades rurais para que elas possam prestigiar esses projetos. Ele também reforça que essa ação envolve outros projetos da cultura ligados à FMC.

“Necessitamos ir aos bairros mais distantes, na zona Rural, onde nunca tiveram uma continuidade de ações culturais. Estaremos presentes em todas as zonas, mas ainda de forma mais tímida devido à pandemia. Uma vez por mês, cada um dos projetos, como a Orquestra Sanfônica, Sinfônica, Banda 16 de Agosto, Balé da Cidade, Violões e Banda Escolas se apresentarão nas praças da cidade. A nossa intenção é que todas elas estejam nas comunidades para dar visibilidade ao que produzimos de cultura dentro do Palácio da Música, através da Fundação Monsenhor Chaves”, pontuou.

O maestro Rocha Sousa, da Banda 16 de Agosto, destaca que os ensaios nas praças são uma oportunidade de levar a população mais cultura e que possam conhecer as atividades desenvolvidas pela banda.

“Esse retorno é muito interessante porque, a princípio, o nossos ensaios estão sendo fracionados, obedecendo às recomendações sanitárias e quando a gente vem para o espaço público, para a praça, unimos o grupo como um todo, já é uma dádiva para o nosso trabalho e também de estar levando para as comunidades”, destacou.

Elcira Bezerra de Farias, moradora do bairro Renascença, há 32 anos, conta que nunca tinha visto uma apresentação como essa em seu bairro, e ressalta que, com a pandemia, esse tipo de apresentação acaba sendo muito terapêutico para quem na pandemia não pode sair de casa.

“Para a gente, essa ação é uma alegria muito grande, para mim, se tivessem todo final de semana essas apresentações eu estaria aqui. É uma maravilha, pois para gente que não está saindo de casa isso funciona como uma terapia”, enfatiza.

A Banda 16 de Agosto

A Banda 16 de Agosto é mantida pela prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), e é a banda oficial do município de Teresina, que exerce suas funções públicas de representação cultural desde 1968.

Para mais informações sobre as ações culturais desenvolvidas pela gestão municipal, acesse o site cultura.teresina.pi.gov.br.

Jogo do Poder

Fonte: Semcom

Related Posts