Teresina teve redução de 35% nos óbitos por síndrome respiratória grave (Covid) e queda de 18% dos casos de internação e também 18% de redução dos casos confirmados. Está em queda de 0,5% os casos de síndrome gripal e R0 persistente abaixo de 1 (índice de transmissibilidade) o que significa potencial de baixa contaminação de Covid-19 em Teresina.
Os dados são da 28ª semana epidemiológica de 2021 (11/07 a 17/07) comparados com a semana anterior (04/07 a 10/07) informados pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O médico infectologista do Comitê de Operações em Emergências (COE) da FMS, Walfrido Salmito, explica que os dados relacionados aos idosos também estão melhorando. “Houve redução percentual gradativa das mortes em indivíduos com idade a partir de 70 anos ao longo de 2021 e a análise é de que a vacinação deste público é fator determinante”, diz Salmito.
O médico orienta que mesmo com os índices favoráveis é essencial a população manter as medidas para evitar contaminação. “ O uso de máscara, evitar aglomeração e a higiene das mãos são essenciais para evitar contaminação pelo vírus”, diz.