Destaques Geral Local Política

Teresina: registrada boa procura na reabertura de bibliotecas

Após mais de um ano fechadas por conta da pandemia do coronavírus, reabriram, nessa segunda-feira (12), cinco das nove bibliotecas mantidas pelo poder público municipal em diversas zonas da capital. Para essa reabertura, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, instalou nesses espaços alguns instrumentos sanitários, bem adequações para manter o distanciamento social, a fim de evitar a propagação da Covid-19.

O jovem Francisco Nascimento, de 21 anos, que reside no bairro Matadouro, zona Norte, foi um dos beneficiados com a reabertura das bibliotecas, ele conta que mora em uma casa com mais oito familiares e que, por conta disso, vinha tendo dificuldades para estudar com tranquilidade.

“Estou sempre estudando para ficar apto a participar de concursos públicos e com as medidas tomadas para evitar o contágio do coronavírus, tive muita dificuldade para continuar estudando, pois por conta da movimentação na minha residência, era difícil manter o foco”, relata Francisco Nascimento, que agora passa a ter esse apoio físico para pôr em prática seus estudos.

Para Lúcia Ferraz, coordenadora da biblioteca do bairro São João, na zona Leste de Teresina, os impactos sociais causados pelas medidas restritivas atingiram em cheio as bibliotecas e os consulentes. Ela relata que a biblioteca do São João atendia uma média mensal de 500 moradores da comunidade e que a reabertura já vinha sendo cobrada por essas pessoas.

“Estávamos abertos apenas para serviços interno, fazendo a catalogação e manutenção do nosso acervo e sempre éramos cobrados sobre a abertura. Os jovens eram os que mais cobravam, eles alegavam a ausência de um local apropriado para leitura, já que antes eles utilizavam as bibliotecas”, comenta Lúcia de Fátima, que está otimista com a reabertura consciente.

Para fazerem uso das bibliotecas os consulentes deverão fazer o uso de máscara protetiva, higienização das mãos e manter o distanciamento físico. Nesta primeira etapa, esses espaços funcionarão apenas das 08hs às 13hs, podendo o interessado fazer agendamento prévio através dos números descritos abaixo ou presencialmente.

Veja a lista das bibliotecas reabertas

ABDIAS NEVES – Centro
Tel. 3215 7824
FONTES IBIAPINA – Bairro Matadouro
Tel. 3215 7823
DA COSTA E SILVA – Bairro Parque Alvorada
Tel. 3215 9230
H. DOBAL – Bairro Satélite
Tel. 3215 7910
SÃO JOÃO – Bairro São João
Tel. 3215 7871

Jogo do Poder

Fonte: Semcom

Related Posts