Geral Municipios Política

Emater viabiliza a comercialização de oito toneladas de alimentos em Novo Santo Antônio

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem como finalidade a promoção do acesso à alimentação e o incentivo à agricultura familiar. Na prática, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. O Programa vem sendo executado nos estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Nas comunidades São José e Baixão do Arvoredo, em Novo Santo Antônio, desde 2005, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) acompanha 60 famílias de agricultores familiares, elaborando propostas para o Programa e viabilizando a distribuição de alimentos. No município, somente em 2021, mais de 450 famílias foram beneficiadas pelas ações do PAA, resultando em uma comercialização de três toneladas de peixes e uma tonelada de goma seca, além de outros produtos da agricultura familiar como macaxeira, abóbora e milho, superando oito toneladas de alimentos, ao todo, com a orientação do Emater, em parceria com a prefeitura.

“O programa é importante para mim, para minha família e para a comunidade, e tem que continuar para beneficiar mais pessoas. Quanto mais gente beneficiada, é melhor para todo mundo, porque tem muita gente precisando, ainda mais nessa pandemia”, comemora o agricultor familiar César, morador da comunidade São José dos Matos.

Na última terça-feira (6), o técnico do instituto que atua na região, Roberval Gabriel, participou de mais uma entrega de produtos no município. Na ação, foram distribuídas três toneladas e meia de melancia e 300 quilos de peixes a famílias de baixo poder aquisitivo do município, devidamente cadastradas e assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

“Para nós do Emater é uma satisfação estarmos neste trabalho junto às comunidades carentes nesse objetivo de entregarmos estes produtos diretamente para o agricultor familiar de baixo poder aquisitivo e é bom ver a satisfação na cara das pessoas que são beneficiadas pelo Programa, que tem que continuar”, destacou o Roberval Gabriel.

Jogo do Poder

Fonte: Ascom Emater

Related Posts