A Secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, participa hoje (31/05), do lançamento do Plano de Ação Ambiental integrado e da assinatura do convênio entre o Consórcio Nordeste, que é presidido pelo governador Wellington Dias, e o MapBiomas.
O encontro aconteceu no dia em que inicia a Semana do Meio Ambiente e foi um ato conjunto que reuniu os governadores dos nove Estados do Nordeste, secretários estaduais do Meio Ambiente e o Comitê Científico Nordeste.
O Plano de Ação Ambiental do Consórcio Nordeste traz iniciativas como importantes, como a instalação de observatórios para Zona Costeira e Marinha; criação de Fundo Ambiental do Nordeste visando a estruturação de operações financeiras com base em ativos ambientais; pacto pela restauração dos ecossistemas do NE; plano regional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo na costa; ações articuladas de combate ao lixo no mar; programa de economia circular para os Resíduos Sólidos, dentre outros.
A Secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, falou sobre a importância do fortalecimento das ações de preservação.
“Estamos trabalhando fortemente para melhorar os índices de sustentabilidade do Piauí, evitando queimadas e desmatamento, preservando nossos mananciais e nossos biomas naturais, fortalecendo as atividades de educação ambiental. Tudo isso está conectado e contribui para esse resultado final positivo”, disse a secretária, ressaltando a informação que o estado do Piauí é campeão na redução de desmatamento na área de aplicação do bioma Mata Atlântica e possui a maior área preservada de Caatinga no País.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação SOS Mata Atlântica divulgaram no dia 27 de maio, data de comemoração do bioma, que o Estado reduziu drasticamente o desmatamento na área de Mata Atlântica em 76%.
A parceria entre o MapBiomas e o Consórcio NE ainda será a base para a produção de dados e conhecimento estratégicos no controle, monitoramento, recuperação, planejamento e combate ao desmatamento ilegal. “O desafio é grande, mas se a gente trabalha de forma integrada, a força é maior. Juntos podemos mais”, disse o governador Wellington Dias.
O Consórcio Nordeste já trabalha com 18 câmaras técnicas instaladas para impulsionar e desenvolver a região, entre elas a Câmara do Meio Ambiente, que tem como objetivo elaborar e encaminhar propostas de diretrizes e ações conjuntas para a conservação ambiental, a restauração dos processos ecológicos, o enfrentamento do desafio climático e a promoção do desenvolvimento sustentável.