Destaques Geral Local Política

Cojuv capacita servidores na prevenção ao suicídio

Equipe do órgão fará curso e, depois, capacitação com Grupo de Trabalho Interinstitucional da Sesapi

Os servidores da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) farão um treinamento interno para a prevenção ao suicídio. A iniciativa ocorre a partir de motivação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção ao Suicídio.

O grupo é composto por uma equipe multiprofissional e interinstitucional e está ligado diretamente à Gerência de Atenção a Saúde Mental – GASM/Sesapi, num esforço coletivo para prevenir o suicídio. As reuniões são mensais e, a partir delas, a Diretoria de Políticas Sociais da Cojuv elaborou um plano de trabalho que visa a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho e também com o público-alvo da coordenadoria, que são as juventudes.

“Nesse momento, estamos trabalhando com o nosso quadro pessoal. Orientamos nossa equipe a fazer o curso de prevenção ao suicídio que está disponível na plataforma AVASUS, com uma carga horária de 65 horas. O curso tem como objetivo qualificar os profissionais em torno do tema e da prevenção ao suicídio, possibilitando e promovendo uma reflexão desses profissionais sobre as possibilidades de manejo nos casos de um comportamento suicida”, disse a diretora de Políticas Sociais da Cojuv, Ianara Evangelista.

A Cojuv já realiza atividades em torno do tema, como é o caso do bate-papo sobre valorização da vida, atividade que ocorre pelo projeto Caravana Juventude Ativa. “É com a intenção de dar continuidade a essas ações que a Cojuv já vem desenvolvendo que agora queremos qualificar 100% da nossa equipe na prevenção ao suicídio”, explicou a diretora.

Na primeira semana de maio, haverá um segundo momento que consistirá em uma “Atividade de Sensibilização e Capacitação da Equipe da Cojuv” que também será online, mas uma atividade síncrona sob a coordenação de um representante do Grupo de Trabalho Interinstitucional.

Jogo do Poder

Related Posts