GeralInternacionaisPolítica

Foco nos direitos humanos marca Dia Internacional do Idoso

As Nações Unidas marcam neste 1º de outubro o Dia Internacional do Idoso. O tema de 2023 é Cumprindo as Promessas da Declaração Universal dos Direitos Humanos dos Idosos: Ao longo de Gerações.

A mensagem do secretário-geral, António Guterres, lembra que as pessoas do grupo são “fontes inestimáveis ​​de conhecimento e experiência que têm muito a contribuir para a paz, o desenvolvimento sustentável e a proteção do planeta”.

Necessidades 

Antes da data, a ONU News conversou com a assessora da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, sobre o Envelhecimento Saudável. Falando de Washington, Patrícia Morsch disse que é preciso que o mundo esteja mais bem preparado para responder as necessidades das pessoas idosas, um conceito ressaltado na Década do Envelhecimento até 2030.

“O envelhecimento saudável é alcançado quando as pessoas podem desenvolver suas capacidades es individuais e podem continuar fazendo aquilo que elas gostam, aquilo que elas querem nas idades mais avançadas. Está muito relacionado às possibilidades que as pessoas têm de manter as suas relações, de  participar nas suas comunidades, ter uma aprendizagem contínua e de se manter uma locomoção saudável, e claro, ter as suas necessidades básicas. Dessa forma, para alcançar um envelhecimento saudável, a gente precisa de ações multissetoriais, que vão favorecer  a saúde física, a saúde mental das pessoas e comunidades que favoreçam essa participação das pessoas e o desenvolvimento dessas suas habilidades.”

Antes da proclamação da data, há em 23 ano, a ONU endossou iniciativas globais como o Plano Internacional de Ação de Viena sobre o Envelhecimento. A Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento adotou o documento oito anos antes.

Já em 1991, a Assembleia Geral adotou os Princípios das Nações Unidas para os Idosos. A 2ª Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento gerou o Plano de Ação Internacional de Madrid sobre o tema, relatando oportunidades e desafios do envelhecimento da população no Século 21 e promovendo sociedades que acomodem necessidades para todas as idades.

Faixa etária acima dos 80 anos

As Nações Unidas preveem que o número de pessoas com idade acima dos 65 anos aumente mais do que o dobro até 2050. O total deve subir de 761 milhões de 2021 para 1,6 bilhões. O maior crescimento é observado na faixa etária acima dos 80 anos.

A organização calcula que, em nível global, os bebês nascidos em 2022 estejam vivendo em média 71,7 anos, 25 anos a mais do que aqueles nascidos em1950. 

Já os indivíduos de idade entre 55 e 64 anos, classificados como estando em fase ativa mais avançada, devem aumentar dos 723 milhões de 2021 para 1,075 bilhão em 2050. No fim deste século, o número poderá alcançar 1,2 bilhão.

Fonte: ONU News – Imagem: Unsplash/Georg Arthur Pflueger

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo