Destaques Geral Local Política

100 dias – Mesmo em meio à pandemia, Dr. Pessoa entrega obras importantes para a população de Teresina

Várias obras e serviços vêm sendo entregues pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), marcando os primeiros 100 dias da sua administração. O gestor faz um balanço positivo desse período, mesmo diante da pandemia da Covid-19, que termina inibindo um trabalho mais ostensivo em relação à execução de projetos em prol da cidade. Essa avaliação de gestão, segundo ele, será realizada sempre no meio e no fim de cada ano, para avaliar o desempenho da Prefeitura em cada setor.

Ao assumir a gestão, o prefeito Dr. Pessoa fez questão de retomar obras e serviços que estavam paralisados, para que a população não sofresse prejuízos, uma vez que patrocina todas essas iniciativas através dos impostos que paga. O prefeito entregou esta semana 80 unidades habitacionais do residencial Parque Brasil a famílias atendidas pelo Programa Lagoas do Norte e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Estiveram presente na solenidade seis famílias que representaram também os outros beneficiados para que não houvesse aglomeração na solenidade. Na ocasião, o prefeito comentou a alegria de poder proporcionar mais dignidade com a casa própria.

“Estamos muito felizes de poder garantir a essas famílias esse sabor da cidadania porque a casa e o lar são muito importantes para qualquer pessoa. A nossa gestão agora, chegando nos 100 primeiros dias, começa a entregar os benefícios para a população, principalmente àqueles que mais precisam”, destacou o prefeito.

Além das famílias beneficiadas, estiveram presentes o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, João Henrique Sousa; o vice-prefeito e secretário de Finanças, Robert Rios; o secretário municipal de Governo, Adolfo Nunes; o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira; a superintendente Superintendência das Ações Descentralizadas (Saad) Norte, Ana Paula; a secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Eliana Lago; o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar; e o líder do prefeito na Câmara, vereador Renato Berger (PSD).

O secretário João Henrique Sousa destacou a importância do Programa Lagoas do Norte no atendimento às famílias que vivem em áreas de risco. “Esse instante é muito simbólico para a comemoração dos 100 primeiros dias da gestão do Dr. Pessoa. Este ano já reafirmamos o desejo da continuidade do Programa Lagoas do Norte que traz um simbolismo enorme para a cidade e a entrega dessas 80 unidades habitacionais é uma demonstração do trabalho voltado para o povo que precisa de atenção e cuidado”, declarou.

O diretor-geral do Lagoas do Norte, Bruno Quaresma, explicou que o residencial é apenas uma das opções ofertadas pelo programa às famílias atendidas. “O que o programa faz é dar oportunidade a essas pessoas para que elas possam melhorar suas vidas, indo morar em uma casa ou apartamento seguros, sem risco de alagamentos, sem risco das paredes ou do teto caírem. A continuidade desse trabalho é que vai proporcionar uma melhoria de vida para todos que precisam”, disse.

A dona de casa Francisca Iara Alves, que vivia na Vila Apolônia, contou como está sendo a transformação da sua vida com a nova residência. “É um sonho porque eu vivo com a minha mãe, idosa e cadeirante. Na minha casa não tinha nem banheiro, eu dava banho nela no quintal. Então, agora, nossa vida vai mudar muito”, relatou emocionada.

O secretário Edmilson Ferreira contou como é a parceria entre a Semduh e o Lagoas do Norte. “Esse é um trabalho integrado do Programa Lagoas do Norte com a Semduh e a Semplan, no qual todos os serviços estão sendo instalados, como a iluminação pública, a limpeza da área e a entrega das chaves nesse momento. A partir de agora, essas famílias já poderão fazer a mudança para o Parque Brasil. Isso significa mudar de uma situação de risco para um imóvel digno e honrado, onde essas famílias podem ter uma vida melhor daqui para frente”, ressalta o secretário da Semduh, Edmilson Ferreira.

O residencial é composto de 1.022 unidades, entre casas e apartamentos, e foi construído pelo Lagoas do Norte em parceria com a Caixa Econômica Federal através do Minha Casa, Minha Vida. Projetado pela equipe do programa, as casas e apartamentos têm padrão elevado em relação aos demais empreendimentos da Caixa no restante do país. Além das unidades terem uma metragem maior (49m²), o residencial é dotado de toda a infraestrutura necessária para garantir qualidade de vida às famílias.

Ele possui rede de esgotamento sanitário com estação de tratamento, abastecimento de água com reservatório próprio, ruas asfaltadas, iluminação, áreas verdes e outras áreas destinadas à construção de escolas. Além disso, possuem várias escolas, unidade de saúde, comércio, hospitais e rede de transporte nas proximidades.

As casas possuem sala, cozinha, dois quartos, banheiro adaptado e área de serviço. Os apartamentos têm a mesma planta e metragem. Os prédios são dotados de área social, estacionamento e gradio. As famílias que já exerciam algum tipo de atividade econômica dentro de casa em seu endereço de origem, como mercearia, marcenaria, oficina, dentre outros, são beneficiadas com lotes maiores e podem receber capacitação para recompor sua atividade no novo endereço.

Mais obras

Dr. Pessoa também entregou, na manhã desta terça-feira (13), mais um conjunto de obras em bairros da zona Norte da capital. A iniciativa, que contemplou empreendimentos voltados para o esporte e lazer, integra um amplo cronograma com importantes ações realizadas nos 100 primeiros dias da nova gestão municipal.

“Deus que nos deu essa oportunidade de fazer mais e bem feito. Nosso trabalho está fluindo e tendo bons resultados. Mesmo com a pandemia, estamos entregando todas essas obras. Vamos continuar assim, com nosso lema, cuidando de gente, olhando para o econômico, emprego e renda, mas principalmente para o social”, destacou Pessoa.

Entre os equipamentos públicos entregues para a população teresinense, está uma nova praça no Residencial Inglaterra, bairro Aroeiras, equipada com uma academia popular; a revitalização de um campo de futebol no bairro Nova Brasília; e a inauguração da reforma de uma quadra poliesportiva no bairro Água Mineral.

Ao todo, foram quase R$ 500 mil investidos pela prefeitura. “Isso é muito importante para a comunidade, que já vinha reivindicando a criação e melhoria desses espaços. Este é um trabalho integrado entre nossa secretaria, prefeitura e outras pastas”, afirma Eduardo Draga Alana, secretário municipal de Esporte e Lazer (Semel).

A superintendente Ana Paula Santana enfatizou que estas e todas as demais obras inauguradas mostram deixam a marca da nova gestão em Teresina. “Reforça nosso compromisso, dedicação e vontade em cuidar do povo, uma preocupação e determinação do nosso prefeito”, pontua a gestora.

Além das obras concluídas, a prefeitura também segue trabalhando na captação para outros empreendimentos e captação de recursos para execução de outros importantes projetos pela cidade. “Estamos trabalhando de forma integrada para atingirmos o resultado esperado. O prefeito está focado na questão social, então em toda obra tentamos destacar esse aspecto”, lembra Edmilson Ferreira, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh).

A expectativa é que Doutor Pessoa e toda sua equipe inaugurem outras obras, de pequeno, médio e grande porte, ao longo de toda esta semana. “Mesmo com todas as dificuldades que encontramos, estamos fazendo o que prometemos para os primeiros dias da nossa gestão: mostrar trabalho e entregar obras”, finaliza o prefeito.

Praça Nossa Senhorade Lourdes

A Saad Sul inclui a Praça Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Praça da Vermelha, nas obras que serão entregues nos 100 dias de gestão do prefeito Dr. Pessoa. A obra é de emenda parlamentar do vereador Dudu e está orçada em R $139.394,81.

O bairro Vermelha é um marco cultural de Teresina. A igreja, que fica situada no local, reúne as principais artes santeiras dos maiores artesãos do mundo, dentre eles, o piauiense Mestre Dezinho. A reforma da praça torna mais acessível os acessos ao local, o que dará uma melhor qualidade de vida para a comunidade paroquial e a população como um todo.

“Além de fazer os devidos acessos aos cadeirantes, o espaço também será urbanizado, tornando mais agradável o ambiente para os usuários que frequentam o local. Além de beneficiar grandemente a comunidade paroquial”, informou o superintendente da SAAD Sul, Alípio Paiva.

O vereador Dudu falou sobre a importância desta reforma “revitalizar esse complexo, é revitalizar a história de Teresina. Eu nasci e me criei aqui na Vermelha, fui batizado na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, e é uma reivindicação histórica. A Prefeitura de Teresina, através da SAAD Sul, está de parabéns pela excelência na execução desta obra”, enfatizou o vereador.

Redação Jogo do Poder