GeralNacionaisPolítica

Wellington Dias recebe delegação indiana para discutir propostas de combate à fome no âmbito do G20

Fortalecer a articulação com a comunidade internacional e avançar em propostas de combate à fome e à pobreza, no âmbito do G20. Com esse intuito, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, reuniu-se na última quinta-feira (14.12) com a delegação da Índia, liderada por Amitabh Kant. O Brasil exerce a presidência do G20 até novembro de 2024, posição ocupada anteriormente pela Índia.

O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional, responsável por desempenhar um papel decisivo nas grandes questões econômicas internacionais. No encontro com a delegação indiana, o ministro apresentou as políticas nacionais de segurança alimentar e proteção social e tratou da abordagem que será dada pelo Brasil na Força Tarefa para o Estabelecimento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

“A Índia é uma grande parceira do Brasil no combate à fome e à pobreza. Nós, enquanto líderes do G20, daremos continuidade a esse trabalho, a fim de avançar nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que visam atender as populações mais vulneráveis. O ano de 2024 será muito importante para todos”, afirmou Wellington Dias, durante a audiência, realizada em Brasília.

Amitabh Kant elogiou o governo brasileiro pela execução das políticas sociais: “Queremos parabenizar o Brasil por sediar o G20 e, também, o presidente Lula, por estar à frente dos objetivos sustentáveis. Estamos juntos com o Brasil e muito felizes em apoiá-los”.

Enviado especial
O líder da delegação indiana é um “sherpa”. Na liturgia do G20, os sherpas são considerados enviados especiais dos chefes de Estado dos países membros, com a responsabilidade de conduzir as discussões rumo à Declaração de Líderes, documento consensual que deverá ser adotado na Cúpula do Rio de Janeiro, em novembro de 2024.

Pelo MDS, participaram da reunião o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Renato Godinho, a secretária nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino, e a diretora de Condicionalidades, Eutália Barbosa. Já pela delegação da Índia, também estiveram presentes o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, e o ministro conselheiro da Embaixada da Índia, Baisnab Pradhan.

Assessoria de Comunicação – MDS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo