As Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Rede Pública Municipal de Educação de Teresina realizaram ao longo desta semana os Encontros Pedagógicos, momento em que as unidades de ensino fazem o acompanhamento do que foi planejado, bem como ajustes e delineamento de novos objetivos para o avanço no processo de ensino e aprendizagem. O período letivo de 2024 inicia na próxima segunda-feira (19).
No Encontro Pedagógico, professores e gestão escolar verificam se os processos de ensino estão seguindo conforme o planejado, se houve algum contratempo e que ajustes podem ser feitos para contorná-lo, alinhar os novos objetivos e que estratégias podem ser incorporadas para alcançá-los.
Com o tema “Você é luz”, o CMEI Jonas Pereira da Silva reuniu toda a sua equipe para o primeiro dia do Encontro Pedagógico. “Pela manhã recebemos nossos funcionários com um café da manhã. Depois, a nossa diretora-adjunta Acácia de Marilha realizou as orientações gerais para todos os funcionários. Finalizamos a manhã com orientações pedagógicas. No turno da tarde tivemos a palestra “Impulsionando a aprendizagem: estratégias pedagógicas para alunos com TDAH na Educação Infantil”, proferida pela professora Maria Helena Mendes. Um dia de muito aprendizado”, conta a pedagoga Michelle Morgana.
A Escola Municipal Marcílio Flávio Rangel promoveu durante o Encontro Pedagógico a palestra “Engajar a comunidade escolar e transformar o futuro”. Já o CMEI Chico Xavier escolheu como temática ‘Recomece’. “Contamos com a palestrante e especialista em saúde emocional Diana Carvalho, foi um momento maravilhoso com dinâmicas, diálogos construtivos, escuta ativa de toda equipe que compõe o CMEI”, diz a diretora, professora Cristiane Vieira.
“No I Encontro Pedagógico de 2024 a equipe pôde se reunir para traçar metas, estreitar laços e construir uma cultura colaborativa dentro do ambiente escolar. Sabemos que a profissão é regada de desafios a cada ano, mas a equipe está se preparando para acolher e ensinar com amor cada aluno que está matriculado nesta unidade de ensino”, conclui a diretora da Escola Municipal Altina Castelo Branco, professora Juliana Araújo.
Fonte: Semec