DestaquesGeralLocalPolítica

Semec abre primeiro Núcleo de Psicologia de Teresina

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) abriu o primeiro Núcleo de Psicologia da cidade de Teresina, por meio da Divisão de Assistência ao Educando (DAE). O serviço funciona na Escola Municipal Parque Piauí, localizada na zona Sul da capital, e atenderá instituições vizinhas, além dos estudantes e comunidade escolar da própria sede.

Segundo a psicóloga Geysa Rodrigues, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, o objetivo é fazer acompanhamento dos profissionais nas reflexões pertinentes ao contexto institucional. “Nós temos vários objetivos, dentre eles trazer a família mais para próximo da escola, a questão das relações interpessoais, promover um desenvolvimento integral, intervenções em que possamos contribuir para a melhoria dos alunos nas escolas”, afirma ela.

O projeto faz cumprir a Lei Federal nº 13.935, de 2019, que atesta o dever das instituições de ensino de fornecer atendimento em Psicologia e Assistência Social para os estudantes das instituições públicas de ensino. Geysa destaca que o atendimento não será propriamente clínico, a proposta é de analisar a situação dos estudantes e, caso seja necessário, encaminhar para os órgãos responsáveis (CAPS, CREA, CRAS, dentre outros).

Em um primeiro momento, o núcleo ainda estuda a realidade da comunidade escolar na qual foi inserido e das zonas vizinhas, de modo a saber as melhores metodologias a serem aplicadas e demandas a serem sanadas. A psicóloga complementa. “Vamos fazer uma avaliação do clima escolar, demandas mais pertinentes, quais são as intervenções necessárias. Como é um trabalho multiprofissional, vamos fazer os encaminhamentos, mas tudo isso é um processo”, conclui.

Nesta sexta-feira (21), a secretária executiva de Gestão da Semec, professora Edileusa Sampaio, se reuniu com psicólogas e assistentes sociais, através da Gerência de Assistência ao Educando (DEA). “Estamos buscando apresentar várias temáticas e discutir casos que possam contribuir com o trabalho de nossas psicólogas e assistentes sociais”, enfatiza Edileusa.

Fonte: Semec

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo