O SAMU Teresina participou, nesse sábado, 18, das atividades relativas à abertura da Semana Nacional de Trânsito, que vai até o dia 25 deste mês, com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. O evento de abertura ocorreu pela manhã, no Complexo da Ponte Estaiada, numa iniciativa do Projeto Vida no Trânsito, que envolve diversos órgãos.
No local, foram entregues folders informativos, feitas demonstrações de manobras de reanimação cardiorrespiratória e simulação realística de acidente.
O diretor-geral do Samu Teresina, Eliel Pereira dos Santos, disse que foi um evento para chamar a atenção para a redução de acidentes. “O Samu alerta que a Semana Nacional de Trânsito é para preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito”, falou.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, destacou que os acidentes com motociclistas são a segunda maior entrada de atendimentos no HUT (Hospital de Urgência de Teresina). “Os dados revelam que existe muita imprudência e descumprimento da legislação. No HUT, cerca de 88% das vítimas de acidentes de trânsito que chegam ao hospital são de motociclistas”, reforçou.
Dados do HUT apontam que em 2020 foram 5.746 acidentes de trânsito geral e, de janeiro a agosto deste ano, foram 5.956. Os acidentes de trânsito com motocicleta em 2020 foram 5.077 e em 2021, de janeiro a agosto, somam 5.198. Cerca de 64% das cirurgias realizadas pelo HUT são decorrentes de vítimas de politraumas envolvidas em acidentes de trânsito. A faixa etária predominante é de 21 a 40 anos com 57% e o sexo predominante é o masculino com 77%.
Fonte: Semcom