A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou uma reunião, na sexta-feira (21), com Regulação Estadual, Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Hospital Getúlio Vargas, Hospital Universitário e Hospital São Paulo, para tratar da organização da rede de assistência cardiológica do estado.
Os gestores discutiram durante a reunião o fluxo de atendimento ambulatorial, urgência e fila de espera das cirurgias eletivas cardíacas, o objetivo é reorganizar o processo de regulação dos pacientes para atingir e garantir um acesso mais célere da assistência.
Devido à pandemia, os procedimentos eletivos cardiológicos tiveram que ser suspensos, ficando apenas aqueles de urgência e emergência. Porém o Hospital Getúlio Vargas retomou as cirurgias cardiológicas eletivas no dia 08 de maio.
Desde o dia 1º de maio, a Sesapi também enviou um oficio às unidades hospitalares do estado sobre a necessidade de retorno gradual das atividades eletivas – cirurgias e ambulatório- porém o planejamento deve ocorrer de forma gradual e respeitando a disponibilidade de medicamentos, EPIs, insumos e realocação de profissionais da saúde.