Como atividade do projeto da Ouvidoria Ativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estão sendo realizadas visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e setores da FMS. O objetivo do projeto é colaborar para o fortalecimento de parcerias entre a Ouvidoria, a comunidade, gestores e servidores públicos. As visitas foram iniciadas dia 04 de agosto, na UBS do mafrense ( zona Norte).
A ouvidoria faz a intermediação de conflitos entre os usuários e a administração pública, verifica com os gestores as pendências e o que de fato aconteceu no relato do usuário.
Por meio das visitas institucionais aos estabelecimentos de saúde da FMS são ouvidos os usuários, servidores e a gestão. O ouvidor da FMS, Fábio Gonçalves, diz que as visitas têm por base os dados dos relatórios. “Nos relatórios constam dados de reclamações, sugestões e elogios e com as visitas aos locais onde os fatos ocorreram temos como entender e verificar o que gerou a demanda para a ouvidoria e buscar uma solução junto aos diretores”, explica.
O ouvidor destaca que no caso de uma reclamação, por exemplo, são analisadas as questões de todos os envolvidos. “Procuramos entender a forma como é prestado o serviço e qual o protocolo a ser seguido para aquela atividade ou prestação de serviço, então podemos fazer uma mediação junto aos gestores, ao invés de apenas aguardar o recebimento de manifestações. Nas situações de elogios, nós também damos retorno para gerar mais satisfação aos envolvidos”, informa o ouvidor.
Acesso a Ouvidoria da FMS
A população pode entrar em contato com a Ouvidoria da FMS pelo telefone (86) 3223-2132, pelo whatsapp (86) 99446-3321, enviar somente mensagem de texto, ou por email para [email protected].
O atendimento também é presencial de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h. Endereço da Ouvidoria é avenida Miguel Rosa, 3860-3898, Centro Sul.
Fonte: Semcom