Para incentivar a participação das famílias na vida escolar dos alunos, unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina estão participando do Programa Educação e Família. A iniciativa do Ministério da Educação tem como objetivo estreitar os laços entre escola, família e aluno, apoiando projetos que fomentem e qualifiquem a participação dos pais e responsáveis na rotina escolar e na construção do projeto de vida de seus filhos.
O Programa foi lançado em 2021. Inicialmente, 14 escolas municipais foram convidadas pelo Governo Federal para aderir à ação. Este ano, o número de escolas participantes subiu para 57, todas de Ensino Fundamental. As unidades de ensino recebem recurso federal para realizarem pelo menos três atividades que envolvam alunos, professores e as famílias.
A coordenadora do Programa na Rede Municipal e assistente social da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Magali Sampaio, conta que o Educação e Família soma com outros projetos desenvolvidos pela Divisão de Assistência ao Educando no fomento de uma educação integrada.
“Nosso diálogo com toda a comunidade escolar, que envolve os pais, é no sentido de um trabalho coletivo, todos alinhados para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes em um processo de ensino-aprendizagem seguro e de qualidade. No ano passado começamos a acompanhar as ações das escolas com o Programa Educação e Família, mas ainda de forma limitada, pelos protocolos da pandemia. Este ano, com um número maior de escolas, já começamos a articulação com os diretores e temos boas expectativas”, informa Magali.
O Programa atua diretamente em dois eixos: Acompanhamento da vida escolar e Projeto de vida. As próprias unidades de ensino recebem o recurso, planejam e executam as atividades. A Semec oferece suporte técnico e acompanha as diversas ações realizadas pelas escolas. Em reunião com os diretores e coordenadores pedagógicos, técnicos da Secretaria explicaram todos os aspectos que envolvem o programa federal, orientaram sobre a construção dos planos de ação, execução, prestação de contas e como alimentar a plataforma do Escola e Família.
Fonte: Semec