Polícia Militar inaugura Pelotão Mirim em Bom Jesus
O Governo do Piauí, por meio da Polícia Militar (PM-PI), entregou, nesta quarta-feira (27), para o município de Bom Jesus, o Centro de Instrução e Assistência Social Cap PM RR Francisco Batista Soares – “Pelotão Mirim”. O comandante da PM, coronel Lindomar Castilho, esteve à frente da inauguração com o major Evandro Rodrigues.
“Essa obra aqui vai cuidar daquilo que é mais sagrado, que são as nossas crianças, o nosso futuro, e por isso mesmo quero parabenizar todos os que se empenharam para essa realização em Bom Jesus. Agradecer ao governador Wellington Dias, a cada policial militar que se comprometeu, ao nosso então secretário da Segurança, Fábio Abreu, no passado, e agora ao atual secretário coronel Rubens Pereira. Aqui vamos cuidar e estamos matriculando 240 crianças, um local onde haverá aulas de cidadania, refeitório e tudo aquilo que é importante para suas vidas e que possa ajudar suas famílias”, disse Lindomar Castilho.
O major Evandro Rodrigues informou que o Pelotão terá uma estrutura adequada para receber as crianças. “A nossa sede conta com uma sala de coordenação, duas salas de instruções, cozinha, dispensa, um banheiro feminino, banheiro masculino e também refeitório com área para o lanche. Além disso, teremos seis instrutores, psicólogo, educador físico e pedagogo que irão desenvolver atividades variadas com nossos pequenos piauienses”, afirmou.
São 240 crianças matriculadas, mas, por conta da pandemia, deverão ser recebidas, no máximo, 160 crianças com a data de início ainda a depender da coordenação dos Pelotões Mirins. “Todo esse trabalho é para garantir que amanhã tenhamos adultos com mais respeito aos direitos, cidadania, prevenindo a violência na sociedade”, reiterou Evandro Rodrigues.
As atividades do projeto Pelotão Mirim, na cidade de Bom Jesus, tiveram início na época em que lá funcionava a 2ª Companhia do 7º Batalhão da Polícia Militar. As instruções eram ministradas param 200 crianças na Escola Municipal Marlene Piauilino e na Escola Municipal Joaquim Rosal Sobrinho, durante o ano de 2013. No entanto, as atividades foram suspensas em 2014, retornando em maio de 2015, com atendimento de 60 crianças por meio de instruções realizadas na sala de aula da sede da 2ª Cia/7º BPM.