GeralLocalPolítica

Pacientes da UBS Adelino Matos fazem testes rápidos de hepatites

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Adelino Matos (zona Norte) fez nesta quinta-feira (27) testes rápidos de hepatites B, C, sífilis e HIV, palestra educativa e distribuição e folders como ação do Julho Amarelo.  Este mês é alusivo à prevenção das hepatites virais.

Lyane Medeiros Prado, enfermeira da Estratégia Saúde da Família, equipe 169, explica sobre a necessidade de realizar os testes que identificam se uma pessoa está infectada com vírus da hepatite. “Neste mês de luta contra as hepatites virais estamos abordando sobre a prevenção das diversas formas da doença. Os testes rápidos são de livre demanda e com autorização dos pacientes, onde orientamos a importância da realização desses testes para um diagnóstico precoce e sobre a necessidade de consultas médicas”, informa.

A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer posto de saúde e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.

Formas de contágio das hepatites

As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.

O contágio via transfusão de sangue já foi muito comum no passado, mas, atualmente é considerado raro, tendo em vista o maior controle e a melhoria das tecnologias de triagem de doadores, além da utilização de sistemas de controle de qualidade mais eficientes.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado.

Fonte: FMS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo