O turismo rural e as oportunidades para desenvolvimento dos Municípios pós-pandemia de Covid-19
A retomada do turismo no Brasil pós-pandemia de Covid-19 se dará de forma gradual, e a preferência será por destinos próximos ao local de residência, em viagens de curta duração, que ofereçam atividades ao ar livre. Ponto para o turismo rural, que está em evidência nesse momento. A equipe técnica de turismo da CNM enfatiza que os Municípios envolvidos com o turismo do agronegócio e o turismo rural possuem um grande diferencial na geração de emprego e renda. A entidade dispõe de material técnico específico para auxiliar o gestor municipal sobre o segmento, pode ser visualizado aqui.
É importante que os Municípios envolvidos com o turismo rural fiquem atentos às oportunidades oferecidas, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) firmaram, no último dia 22 de abril, um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de reunir esforços para a promoção do Turismo nos segmentos rural e Agroturismo nos Municípios, com objetivo de alavancar a visitação em propriedades rurais localizadas em Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão, Ceará, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Distrito Federal.
O turismo rural tem características singulares, difere-se do turismo convencional e é proveniente da busca por experiências diferentes, que proporcionam a contemplação de aspectos culturais e naturais, da agricultura e das tradições do local. Envolvem o turista na participação da produção de alimentos, na vivência da vida no campo e na junção da aquisição de novos conhecimentos ao lazer.
Desenvolveu-se paralelamente às atividades agrícolas nas propriedades rurais com a finalidade de ampliar os recursos provenientes da agricultura, seja com a venda dos produtos “in natura” ou manufaturados, seja com a hospedagem em meio rural, ou com as atividades turísticas desenvolvidas no meio rural. (Com informações CNM)