O ministro Wellington Dias e a equipe de secretários do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) receberam a ministra argentina do Desenvolvimento Social, Victoria Paz, nesta terça-feira (02.05), para trocas de experiências dos dois países na área.
No momento em que o presidente do país vizinho, Alberto Fernandez, visita o Brasil com a delegação do seu governo, ocorre também o diálogo das áreas correlatadas das duas nações. A identificação das experiências de êxito no campo social foi destacada por Wellington Dias.
“Nós tivemos a oportunidade de trocar ideias sobre a experiência da Argentina que tem toda uma preocupação, neste governo, com as crianças, com os mais jovens, cuidar de quem mais precisa e aqui também, integrado, o Brasil tem um programa com esse cuidado e acertamos de trabalhar juntos, irmanados com a experiência dos dois países no sentido de alcançarmos o melhor para nossos povos”, pontuou o ministro.
A ministra argentina também mostrou satisfação com o encontro e corroborou a fala do seu par brasileiro, principalmente nos exemplos de ações como o Bolsa Família e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Muito feliz de estar acompanhando a comitiva do presidente Alberto Fernandez, que tem uma grande agenda com o presidente Lula e todo a equipe econômica. Neste caso, para atender um encontro bilateral aqui no Brasil, olhando e observando o que é feito no processo do Bolsa Família aqui no Brasil. Esta reconfiguração que está sendo feita na nova gestão de Lula e de Wellington Dias. Nos parece muito importante olhar esse novo Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar”, afirmou.
Alinhada às políticas executadas no Brasil, Victoria Paz destaca a importância das ações dos governos dos países vizinhos no combate à fome com iniciativas de transferência de renda, tarifas sociais de serviços básicos e compras da agricultura familiar para abastecer equipamentos públicos da assistência social. “Mantenho o compromisso de trabalhar fortemente no desenvolvimento de tarifas de energia subsidiada para a agricultura familiar e para todos os produtores de alimento do país”, garantiu.
“Nós estamos olhando muito também quando o Estado compra, de quem compra, de que maneira isso acontece, potencializando a agricultura familiar. Queremos potencializar a agenda da agricultura familiar na Argentina para que não falte alimentos, para que essa oferta de alimentos repercuta de maneira positiva no acesso a alimentação em todos os lugares do país”, concluiu a ministra.
Assessoria de Comunicação – MDS