O governador Wellington Dias esteve reunido na tarde desta quinta-feira (02) com o ex-ministro de Minas e Energias, Sr. Nelson Hubner, para discutir sobre projeto que visa implementar o uso de transportes elétricos, oportunidade que é aproveitável com o potencial energético da região nordeste com matrizes renováveis como a eólica e solar.
Em 25 de agosto, em assembleia do Consórcio Nordeste, os governadores da região haviam firmado compromisso em investimentos na área energética, visando a substituição do equivalente ao que os estados consomem de energia, por energia limpa. Aproveitando o ensejo, o governador juntamente com as comissões do consórcio nordeste, pretendem progredir no mercado automotivo elétrico.
“Juntamente com o consórcio Nordeste, aprovamos metas para nossa região. O Nordeste é a região das energias limpas, principalmente com energia eólica e energia solar. Em perspectiva de disputar esse novo mercado, o Hidrogênio Verde, como é conhecido para regiões com superávit em produção de energia, e ainda possamos segurar as condições de caminhar para a linha de veículos elétricos”, explica o governador.
Para Dias, há uma necessidade de entendimento com países que tenham experiência com o mercado de veículos elétricos. “A Bolívia como exemplo, que tem produção de lítio além de países que tenham a produção de outros componentes, além de empresas como a Tesla e empresas da China e de diversas partes do mundo com experiência nessas áreas. O objetivo é que ainda em setembro teremos uma agenda com apresentação e aprovação de um projeto para que em 2022 já possamos colher resultados”, finaliza.
Fonte: CCom