Destaques Geral Local Política

HUT é selecionado para projeto inovador do Ministério da Saúde

O Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha (HUT), da Prefeitura de Teresina, foi selecionado para fazer parte do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente”, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que tem por objetivo a redução das infecções relacionadas à assistência à saúde em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Pelo projeto, de iniciativa do Ministério da Saúde, foram selecionados 204 hospitais no Brasil como participantes, com foco em melhorar a segurança do paciente.

Com isso, o HUT passa a ter suporte técnico e metodológico na implementação das diretrizes e práticas de prevenção de infecções, o que possibilita um ambiente hospitalar ainda mais seguro.

Durante o período de dois anos, a equipe da maior emergência pública do Piauí receberá suporte técnico dos profissionais do Hospital Sírio Libanês, através de encontros presenciais, sessões de imersão virtual, visitas educativas, oficinas de trabalho, dentre outras atividades.

Elna Joelane, líder da equipe e infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), afirma que o projeto, além de oferecer maior segurança ao paciente, vai evitar desperdícios de recursos no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com os coordenadores do PROADI, a estimativa é que em torno de 67% dos erros que ocorrem nos hospitais no Brasil poderiam ser evitados. Por isso, a importância da qualificação contínua.

“O Sírio Libanês é um centro de referência internacional em saúde que certamente contribuirá muito através da transferência de sua expertise para o aprimoramento das práticas de trabalho, de ferramentas de gestão, dos nossos processos e procedimentos”, reforça o diretor-geral do HUT, Fábio Marcos de Sousa.

Jogo do Poder

Fonte: HUT