Destaques Geral Local Política

Fábio Novo comenta sobre plano de segurança integrado para Teresina

Em entrevista ao programa Fórum Onze e Meia, da Tv Fórum, o pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo, destacou a proposta de um plano integrado de segurança pública para reduzir os índices de criminalidade na capital.

Novo explicou que a medida principal é integrar a Guarda Civil Municipal (GCM) com as forças policiais do Governo do Estado. Segundo ele, os 300 policiais que formam a corporação da GCM, atuando de forma planejada e em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, terão capacidade de dar mais segurança aos teresinenses.

“A Guarda Municipal não se comunica com as forças de segurança do Estado. A GCM, integrada com as demais polícias, pode fazer mais blitz, mais rondas. Teresina tem o Centro de Comando, que custou quase R$ 40 milhões para a prefeitura, mas está fechado. Esse Centro precisa abrir e funcionar integrado com as demais forças”, afirmou.

Fábio explicou que a ideia é utilizar esse Centro de Comando para compartilhar as imagens das câmeras de segurança instaladas na cidade com a Polícia Militar e Polícia Civil para dar mais agilidade no patrulhamento ostensivo e nas investigações dos crimes.

O pré-candidato apontou que o plano envolve também estratégias nas áreas da educação, cultura e esporte. Para ele, é necessário abrir os espaços escolares como quadras e bibliotecas aos finais de semana para as comunidades, assim como expandir os equipamentos sociais.

“Temos uma experiência muito importante que fizemos na Secretaria de Cultura, que é o CSU (Centro Social Urbano), do Parque Piauí. O espaço estava abandonado e hoje funciona com aulas em uma piscina semiolímpica, quadra de esporte, escola de circo, teatro, cursos profissionalizantes. Em um ano e meio, foram 30 mil jovens capacitados. Queremos expandir esse modelo para os bairros da cidade”, declarou.

Novo citou também os investimentos estaduais que estão sendo realizados pelo Governo do Estado na área da segurança, como o aumento do efetivo policial, protocolo para recuperação de celulares roubados e a instalação de um moderno sistema de comunicação digital na Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

Fonte: Ascom

Related Posts